Em uma competição como a Danone Copa das Nações, com muitos jogos, muitas partidas duras e muita disputa, o importante é não ter apenas um time, mas um elenco. O que significa isso? Significa que, além daqueles que entram jogando, os atletas do banco de reservas também são fundamentais. Uma contusão, ou um dia ruim de algum titular podem colocar tudo a perder. E aí, aparece aquele companheiro que está no banco de reservas para ajudar o time.
O banco de reservas foi criado justamente com o propósito de auxiliar a equipe que tivesse algum jogador contundido. Nas primeiras Copas do Mundo, times com jogadores machucados não podiam substituir seus atletas. Apenas em 1970, com a mudança das regras, foi permitida a substituição.
Desde então, além de ajudar o time com substituições de possíveis contundidos, o banco também virou uma arma secreta. Vários treinadores usam a reserva para guardar bons jogadores, que podem entrar no segundo tempo. Ou então cansam algum atleta adversário jogando pelo setor onde ele atua, e colocam depois um jogador descansado para se sobrepor ao atleta que já está bastante exaurido da partida.
O banco de reservas é uma alternativa interessante para todos os times. Melhor ainda se houver um jogador amuleto para colocar em campo.