Regras básicas sobre como o campo de futebol deve ser, tamanho, as linhas demarcadas, balizas (o gol) e bandeirola.
É, ela também entra nas regras. Ela deve ser de couro ou outro material aprovado, com peso não superior a 450 g e não inferior a 410 g, e a pressão dela deve ser equivalente a 0,6 – 1,1 atmosfera ao nível do mar.
O básico, 2 times com 11 jogadores no máximo e no mínimo 7, contando com o goleiro. O máximo de substituições permitidos em um jogo oficial são de 3 jogadores, exceto o goleiro. O jogador substituto só pode entrar em campo, quando o substituído já tiver saído.
Os jogadores devem usar o uniforme completo, que consiste em:
E as camisas das equipes não podem ser de cores parecidas, por isso todo time tem mais de um uniforme oficial e o uniforme dos goleiros deve ser de uma cor diferente do seu time, para não confundir os jogadores.
A arbitragem deve usar um uniforme de cor diferente também, para que aconteça confusão entre eles e os times.
O juiz da partida, que tem autoridade total no jogo. Ele controla a partida junto com mais dois árbitros assistentes (conhecidos como bandeirinhas). Suas decisões são definitivas e somente ele pode mudá-las.
Os bandeirinhas, eles dão apoio ao juiz, e são responsáveis por indicar:
Ainda existe mais um quarto árbitro, que é o árbitro reserva, substituto imediato de algum dos árbitros, se este não tiver condições de continuar.
Cada partida deve durar 90 minutos, que são divididos em 2 tempos de 45 minutos que podem ter acréscimos. O intervalo pode durar no máximo 15 minutos.
Essa regra serve pra definir que lado do campo os times vão começar e quem vai dar o chute inicial, usando uma moeda.
Essa é simples, a bola continua em jogo quando bater na trave ou nas bandeiras de escanteio, ou em um dos árbitros. A bola esta fora de jogo quando ultrapassar as linhas que delimitam o campo ou o jogo tiver sido interrompido.
O mais fácil, gol é quando a bola ultrapassar a linha de fundo entre as traves e por baixo do travessão, não sendo considerado nas exceções previstas nas regras, como o impedimento.
Uma das regras mais complicadas para se entender, o impedimento é considerado quando um jogador estiver mais perto da linha de fundo adversária que a bola, sem ter 2 adversários entre ele e a linha de fundo (que normalmente é a defesa do time).
Caso o jogador receba a bola de um tiro de meta, escanteio, um arremesso lateral ou bola ao chão não é considerado impedimento. O arbitro decide se foi impedimento ou não levando em consideração se o jogador não influiu no jogo, perturbou um adversário ou tentou obter vantagem na sua posição.
Quando um jogador comete intencionalmente uma das 9 regras seguintes é punido com um tiro livre direto, que e cobrado no locar da falta:
As 6 faltas seguintes são punidos com tiro livre indireto:
E recebem punição com tiro livre indireto as seguintes faltas:
A punição de expulsão é aplicada aos jogadores que:
Os tiros livres são os chutes para o gol, podendo ser direto ( podendo chutar diretamente para o gol do outro time) ou indiretos (o gol só vai ser válido se mais um jogados tocar na bola)
Os tiros livres que são cobrados dentro da área do jogador devem ser cobrados com os outros jogadores fora da área de pênalti e o goleiro não pode defender com as mãos.
Caso o tiro livre seja cobrado na sua área de pênalti, os outros jogadores devem estar d 9,15 m de distancia da bola e se encontrarem entre as traves do gol. O jogador que estiver cobrando o tiro direto só pode tocar na bola uma vez, caso toque mais de uma, um tiro indireto é dado ao outro time.
Um dos mais emocionantes do futebol, o pênalti é feito quando ocorre uma infração dentro da grande área. O goleiro não pode se adiantar para defende-lo e a bola deve estar a 11 m de distancia do gol.
Quando a bola vai para fora da linha do campo, o adversário de quem tocou a bola por último deve colocá-la em jogo novamente do lugar onde ela saiu. O jogador que colocar a bola em campo deve estar com os dois pés sobre a linha lateral ou fora do campo e lançar a bola com as mãos.
O tiro de meta é um método de reiniciar a partida que é feito pelo time defensivo quando a bola sair do campo pela linha de fundo (atrás do gol), ela deve ser chutada e podendo fazer um gol. Todos os jogadores do time adversário devem estar fora da grande área.
O escanteio é cobrado quando o time defensor coloca a bola para fora do jogo ultrapassando a linha da baliza, aonde um canto é escolhido para se colocar a bola em jogo novamente. linha de baliza, quer seja rente ao solo ou pelo ar, tocada em último lugar por um jogador da equipa defensora, sem que um golo tenha sido marcado em conformidade com a lei 10.