Notícias
Voltar
Manchester x Liverpool
Rivalidade mais amarga da Inglaterra

Liverpool e Manchester United é considerado o clássico de maior rivalidade na Inglaterra, "the most bitter rivalry" (a rivalidade mais amarga), como eles dizem. Afinal, trata-se do encontro entre os dois times mais vitoriosos do futebol da Terra da Rainha. 

A rivalidade entre Liverpool e Manchester, entretanto, vai mais longe do que apenas um jogo. A Revolução Industrial teve muito a ver com isso. No fim do século XIX, os comerciantes de Manchester, revoltados pelos altos impostos cobrados pelo porto de Liverpool, construíram o Canal de Manchester. 

A rivalidade entre as duas cidades pelo comércio do Noroeste inglês foi levada para campo nos encontros de Liverpool e Manchester United, que buscavam ser duas potências em uma liga recheada de equipes da capital, Londres. 

No clima de uma rivalidade quente entre as cidades houve o primeiro clássico, no mesmo ano da inauguração do Canal de Manchester: 1894. O jogo já foi decisivo: O Liverpool, campeão da segunda divisão, lutava por um lugar na primeira contra o Newton Heath, equipe que deu origem ao Manchester United e que havia terminado a Division One em último lugar. 

Técnicos lendários moldaram o confronto: Matt Busby de um lado e Bill Shankly do outro. Matt Busby foi o primeiro a levar um time da região a outro patamar: o United, de Bobby Charlton e George Best, venceu o Benfica, do brasileiro Otto Glória, e conquistou a Liga dos Campeões de 1968. 

O Liverpool demorou uma década para alcançar esse patamar, e já com Bob Paisley, sucessor de Shankly, mas, quando o fez, engrenou uma sequência de quatro títulos até 1984, além de duas taças da hoje chamada Liga Europa. 

Texto: Felipe Mendonça

Foto: Reprodução







© 2024 PLAY ENTRETENIMENTO FUTEBOL CLUBE - Todos os direitos reservados.
Nós usamos cookies e outras tecnologias semelhantes para melhorar a sua experiência em nossos serviços, personalizar publicidade e recomendar conteúdo de seu interesse. Ao navegar em nosso site, você concorda com tal monitoramento. Para mais informações, consulte a nossa política de privacidade.
Saiba mais
Estou de acordo