Notícias
Voltar
Juventus, a Velha Senhora
Equipe domina o futebol italiano

Assim como em diversos países da Europa, e mesmo do mundo (incluindo o Brasil), a influência inglesa no fim do século XIX levou o futebol para a Itália. Através de comerciantes ingleses, o porto de Genoa foi o primeiro a ter contato com o esporte. 

Assim como as mercadorias iam do porto até a indústria, o futebol foi de Genoa para Turim. Começaram a ser fundados clubes com o intuito da prática esportiva. Um grupo de jovens se reuniu em 01 de novembro de 1897 e fundou a Juventus. Em latim, Juventus significa "juventude". Afinal, o mais velho do grupo de fundadores tinha apenas 17 anos. 

A Juventus é marcada pelos períodos de domínio no futebol italiano. Foi assim nos anos 30 com Giamperio Combi, nos 40 com Giampiero Boniperto, nos 50 com John Charles e nos 80, com o mágico time de Platini, Boniek, Zoff, Rossi e tantos outros.

Atualmente a hegemonia também é da Juve. Depois do escândalo do Calciopolo, que rebaixou a equipe, de 2011 para cá só deu Juventus. São oito títulos seguidos, com nomes como Del Piero, Buffon, Pirlo, Chiellini e agora, Cristiano Ronaldo.

Texto: Felipe Mendonça

Foto: Reprodução







© 2021 PLAY ENTRETENIMENTO FUTEBOL CLUBE - Todos os direitos reservados.