Notícias
Voltar
Old Firm: o dérbi do ódio entre vizinhos
Rangers e Celtic fazem um clássico de futebol, religião e política

Quando se fala de grandes rivalidades, logo pensamos em Real Madrid e Barcelona, Boca e River, entre outros grandes jogos. Mas uma das maiores rivalidade do mundo vem de Glasgow, na Escócia. O jogo entre Celtic e Rangers para o país e é muito mais do que só futebol.

A rivalidade entre os dois clubes tem raízes que vão muito além da pura rivalidade esportiva. A religião é apontada como a razão principal para a divisão entre os católicos do Celtic e os protestantes do Rangers, mas a rivalidade no Old Firm (velha firma) tem também fortes influências políticas.

Os torcedores do Celtic,, em sua maioria descendentes de imigrantes irlandeses, são republicanos e apoiantes da causa nacionalista irlandesa, enquanto do outro lado, os protestantes "orangistas" do Rangers apoiam incondicionalmente a coroa britânica. O rancor está onipresente no dérbi escocês e, quando os torcedores do Rangers cantam para os adversários: "até aos joelhos em sangue feniano, rendam-se ou morrem!", cantam com a raiva e um orgulho indisfarçável.

O domínio dos dois de Glasgow é tão grande que desde que a nova Premier League escocesa começou, em 1998, só por uma vez uma equipe, o Hearts, conseguiu roubar o segundo lugar a um dos dois clubes da Old Firm. O título já não escapa a nenhum dos dois desde 1984-85, quando o Aberdeen, comandado por Alex Ferguson, celebrou a conquista.

Texto: Felipe Mendonça

Foto: Reprodução







© 2024 PLAY ENTRETENIMENTO FUTEBOL CLUBE - Todos os direitos reservados.
Nós usamos cookies e outras tecnologias semelhantes para melhorar a sua experiência em nossos serviços, personalizar publicidade e recomendar conteúdo de seu interesse. Ao navegar em nosso site, você concorda com tal monitoramento. Para mais informações, consulte a nossa política de privacidade.
Saiba mais
Estou de acordo