Notícias
Voltar
A tragédia de Heysel
Final da Champions terminou com 38 torcedores mortos

O futebol europeu pode ser dividido entre antes e depois de Heysel. A tragédia aconteceu em 29 de maio de 1985, em Bruxelas, na Bélgica. Atos de Hooliganismo mudaram para sempre o futebol mundial e a principal competição de clubes do mundo.

A final da Liga dos Campeões daquele ano envolvia Liverpool e Juventus. Os distúrbios começaram ainda fora do estádio, com provocações dos torcedores, assaltos e destruição de propriedade privada.

Já nas arquibancadas, os ingleses partiram para cima dos italianos e muitos torcedores da Juventus foram pressionados contra as grades de proteção. Com a pressão gigantesca, o muro cedeu, provocando um número indeterminado de feridos e 38 mortos.

A UEFA suspendeu as equipes inglesas por cinco anos, o Liverpool por seis. O Hooliganismo, tratando pela Europa como a doença inglesa, demoraria mais alguns anos para ser controlado. Em Heysel o futebol inglês começou a mudar e, com ele, todo esporte europeu.

Texto: Felipe Mendonça

Foto: Divulgação







© 2024 PLAY ENTRETENIMENTO FUTEBOL CLUBE - Todos os direitos reservados.
Nós usamos cookies e outras tecnologias semelhantes para melhorar a sua experiência em nossos serviços, personalizar publicidade e recomendar conteúdo de seu interesse. Ao navegar em nosso site, você concorda com tal monitoramento. Para mais informações, consulte a nossa política de privacidade.
Saiba mais
Estou de acordo