Notícias
Voltar
Bernard Tapie: O empreendedor
Dirigente foi campeão e polêmico na França

Bernard Tapie tinha origem humilde, se arriscou no mundo dos negócios, virou dirigente de futebol, ganhou títulos e se tornou protagonista de um dos maiores escândalos da história do esporte mais popular do mundo.

Tapie comprou o Olympique de Marseille no auge da crise financeira do clube, por um preço simbólico de um franco. Ele apostou em jovens com Jean-Pierre Papin, Éric Cantona, Didier Deschamps, junto a jogadores experientes como Alain Giresse, Manuel Amoros e Jean Tigana. Foi a melhor fase de um time francês na história, com direito ao único título de Champions League da história do país.

Em 1993, quando o Olympique de Marseille venceu a Champions League, Tapie foi acusado de manipular uma partida contra o Valenciennes. Sua equipe foi retirada do campeonato francês, mas não perdeu o título europeu. Também foi rebaixada para a segunda divisão por problemas financeiros que teriam sido causados por Tapie.

Em 1997, o caso o levou à prisão: Tapie passou quase um ano detido. No mesmo ano, chegou a ser processado por fraude tributária. E perdeu toda sua fortuna pessoal.

Texto: Felipe Mendonça

Foto: Divulgação






CAMPEONATOS


© 2019 PLAY ENTRETENIMENTO FUTEBOL CLUBE - Todos os direitos reservados.