Notícias
Voltar
A camisa celeste
Uniforme famoso e de uma das melhores seleções do mundo

Azul-celeste, preto e branco. Não há no mundo alguém que não conheça essa combinação. E poucos uniformes são tão bonitos e tão cheios de história quanto o da Seleção Uruguaia de futebol, bicampeã da Copa do Mundo, bicampeã Olímpica e 15 vezes campeã da Copa América.

Competitiva ao extremo e berço de craques do mais alto quilate, a eterna Celeste Olímpica não nasceu vestindo o manto que tanto a fez famosa no planeta bola. Longe disso. Ela nasceu sem qualquer padrão de cores e permaneceu uma década alternando diversas cores até chegar ao azul-celeste tão conhecido nos dias atuais.

A Seleção Uruguaia começou a escrever sua história futebolística em 1901, e teve como primeiro manto a vestimenta do Albion Football Club, mais antigo clube do país e o primeiro a vencer uma partida fora do Uruguai (em 1896, na Argentina). Mas a camisa azul com uma grande faixa em vermelho não trouxe sorte: a seleção perdeu para a Argentina, em Montevidéu, por 3 a 2.

Depois da definição de sua camisa titular, a Seleção Uruguaia disputou várias partidas jogando dessa maneira e construiu o mito e o apelido de “Celeste Olímpica” na década de 20, quando encantou os europeus e venceu o Ouro Olímpico nos Jogos de Paris, em 1924, e Amsterdam, em 1928.

Para coroar uma geração fantástica de futebolistas como Nasazzi, Mascheroni, Andrade, Dorado, Scarone, Castro e Cea, a Celeste venceu a primeira Copa do Mundo da história, em 1930, com uma vitória por 4 a 2 sobre a rival Argentina, e se consagrou de vez como uma das melhores seleções de todos os tempos.

Texto: Felipe Mendonça

Foto: Divulgação







© 2024 PLAY ENTRETENIMENTO FUTEBOL CLUBE - Todos os direitos reservados.
Nós usamos cookies e outras tecnologias semelhantes para melhorar a sua experiência em nossos serviços, personalizar publicidade e recomendar conteúdo de seu interesse. Ao navegar em nosso site, você concorda com tal monitoramento. Para mais informações, consulte a nossa política de privacidade.
Saiba mais
Estou de acordo