Notícias
Voltar
História do Campeonato Paulista
Liga mais antiga do Brasil

O pai do futebol no Brasil também é o criador do torneio mais antigo do país. Foi ideia de Charles Miller reunir os clubes de São Paulo para jogarem o que viria a se tornar o Campeonato Paulista. A primeira edição foi em 1902 e teve o São Paulo Athletic como campeão.

Inovador na criação e também na profissionalização. O primeiro torneio profissional de futebol foi o Campeonato Paulista de 1933. O primeiro jogo da nova era foi na Vila Belmiro. Uma partida entre Santos e São Paulo.

O Rei do Futebol também tem sua história no Campeonato Paulista. Entre 1957 e 1965, Pelé foi artilheiro em todas as edições. Em 1958, estabeleceu o recorde de gols marcados em uma única edição, com 58 bolas na rede.

O maior campeão é o Corinthians, que levantou a taça 29 vezes e é o atual bicampeão. Santos e Palmeiras têm 22 títulos cada e o São Paulo 21. Entre os clubes que ainda existem no futebol, ainda levantaram a taça a Portuguesa (3 vezes), Ituano (2), São Caetano (1), Bragantino (1) e Inter de Limeira (1).

Texto: Felipe Mendonça

Foto: Revista Oficial do Corinthians







© 2024 PLAY ENTRETENIMENTO FUTEBOL CLUBE - Todos os direitos reservados.
Nós usamos cookies e outras tecnologias semelhantes para melhorar a sua experiência em nossos serviços, personalizar publicidade e recomendar conteúdo de seu interesse. Ao navegar em nosso site, você concorda com tal monitoramento. Para mais informações, consulte a nossa política de privacidade.
Saiba mais
Estou de acordo