CLUBES
Voltar
Atlético Nacional
(Los Verdolagas)
Fundação: 30/04/1947

Club Atlético Municipal de Medellín era o nome da nova equipe, formada da união de duas outras, que desde a década de 1930 jogavam futebol no bairro de Buenos Aires, na cidade colombiana de Medellín ― os times locais Unión Foot-Ball Club e Indulana. As duas equipes já tinham se unido em 1943, para fortalecer seu futebol, mas agora se tornariam um time maior e mais ambicioso.

No início de 1947, Alberto Villegas Lopera, ex-presidente da Liga Antioquenha de Futebol (Antioquia é o distrito que tem Medelín como capital), decidiu fundar uma sociedade comercial para estimular o esporte na região. A sociedade precisava de um time de futebol, vaga que foi preenchida pelo Unión Indulana Foot-Ball Club, que a partir daí passaria a levar o nome da cidade.

Três anos depois, o nome do clube mudou para Club Atlético Nacional. A ideia era homenagear o país, contando com uma equipe formada somente por jogadores colombianos. A história mostraria que a mudança do nome foi acertada: o clube logo se transformou em um dos maiores símbolos do futebol da Colômbia, conquistando diversos títulos e uma torcida fiel e apaixonada.

A primeira grande conquista veio em 1954, com a vitória no torneio da Dimayor (Divisão Maior do Futebol Colombiano), que o time venceria muitas outras vezes. Além das fronteiras colombianas, o clube foi o primeiro do país a vencer a Libertadores da América, em 1989, época conhecida como a dos “Puros Criollos”. Criollos é o termo usado em castelhano para designar as pessoas nascidas nos países latino-americanos. Pois entre 1987 e o fim da década de 1990, o Nacional voltou às regras instauradas na época de sua fundação e passou a admitir somente jogadores criollos.

Deu certo. No início do século 21, quando a regra foi flexibilizada, o time continuou jogando bem e fazendo história no futebol colombiano. Em Medellín, seu maior rival é o Independiente Medellín, com quem faz o Clássico Paisa. Nacionalmente, disputa com o Millonarios o superclássico do futebol da Colômbia.

palco
Por I, SajoR, CC BY-SA 2.5, https://commons.wikimedia.org/w/index.php?curid=2527675

Entre 1947 e 1948, o então Club Atlético Municipal de Medellín jogava no campo do Hipódromo Los Libertadores, onde aconteciam todas as partidas da Liga Antioquenha de Futebol. Em 1948, a profissionalização do futebol na Colômbia levou os jogos para outro palco: o estádio San Fernando. Ali, o time jogaria até o início da década de 1950, quando foi construído o Estádio Atanasio Girardot ― nome de um herói da Independência da Colômbia e da Venezuela, que viveu entre 1791 e 1813.  

Inaugurado em 19 de março de 1953, o estádio, de propriedade da prefeitura de Medellín, é a casa do Atlético Nacional. A primeira partida do estádio foi entre o Atlético Nacional e o Alianza Lima, que acabou empatado em 2 a 2. Palco de diversas finais do campeonato colombiano, o Atanasio Girardot testemunhou muitas vitórias e alegrias do Verde. Com capacidade para 45 mil torcedores, o estádio lota com a torcida verdolaga.  





© 2018 PLAY ENTRETENIMENTO FUTEBOL CLUBE - Todos os direitos reservados.