CLUBES
Voltar
Zenit
(tricolor)
Fundação: 30/05/1925

O Zenit, clube de futebol fundado em maio de 1925, nasceu com a alcunha de Stalinets. A equipe foi formada em uma usina siderúrgica que também levava o nome do ditador Josef Stálin, a Fábrica de Metais Stálin, sediada em Leningrado (atual São Petersburgo).

Em 1940, por conta da Segunda Guerra Mundial (1939-45), muitos atletas foram evacuados para Kazan. Parte preferiu ficar na cidade, enquanto outros se voluntariaram para servir no exército soviético.

Ao final da guerra, depois de todo o pesadelo vivido pelos jogadores, aqueles que restaram voltaram para Leningrado e acabaram vencendo a Taça Soviética. Depois do título, o clube não teve grandes atuações até a década de 1960, quando as coisas melhoraram um pouco para o time, que seguiu com chances de ganhar o Campeonato Soviético de 1963, mas acabou perdendo nas últimas rodadas.

Nos anos seguintes, ainda nada de título. O máximo que se conseguiu foi um terceiro lugar no soviético no final da década de 1970, com o lendário treinador Iuri Morozov. Somente em 1984 o Zenit finalmente tornou-se campeão soviético.

Os anos seguintes voltaram a ser complicados: muitas mudanças e rebaixamentos. Mas em 1999, o Zenit deu uma volta triunfante e foi campeão da Taça da Rússia. Nessa época, o clube já havia adicionado o “São Petersburgo” ao seu nome, pois Leningrado havia sido rebatizada com o nome que tinha antes da Revolução Russa de 1917.

Mais alguns anos e o Zenit ganharia o Campeonato Russo pela primeira vez, em 2006 e, dois anos depois, venceria a Copa da UEFA na temporada 2007/2008. Neste campeonato, o delírio atingiu níveis altíssimos, pois o time deixou para trás os gigantes Bayern de Munique e Bayer Leverkusen, além de bater o tradicional Rangers da Escócia na final. Na Supertaça Europeia, mais um gigante foi batido. O Manchester United sucumbiu ao bom futebol do Zenit e perdeu por 2 a 0, dando ao clube a oportunidade de ser o primeiro time russo a levantar esse troféu.

Petrovsky
Por Vladimir Volokhonsky - Trabalho Próprio, Domínio Público, https://commons.wikimedia.org/w/index.php?curid=1038498

O estádio onde o Zenit manda seus jogos é o Petrovsky, localizado na ilha de mesmo nome. Construído em 1925, sofreu várias reconstruções desde então. A última delas aconteceu na década de 1970, quando o local foi preparado para os Jogos Olímpicos de 1980.

Durante a Segunda Guerra Mundial, o estádio foi praticamente destruído para que seus “restos” servissem de lenha para aquecer a população de São Petersburgo. Por conta desse fato, o espaço teve que ser praticamente reconstruído após a guerra.

O Petrovsky é bastante usado para competições locais de atletismo e tem capacidade para pouco mais de 21 mil espectadores. O estádio foi sede dos Jogos da Amizade em 1994.





© 2018 PLAY ENTRETENIMENTO FUTEBOL CLUBE - Todos os direitos reservados.