CLUBES
Voltar
Paris Saint-Germain
(Les Rouge-et-Bleu)
Fundação: 12/08/1970

O Paris St. Germain é um clube novo, fundado em 12 de agosto de 1970 pela iniciativa de 20 mil torcedores que assinaram um manifesto pedindo a volta de um clube de ponta na capital francesa. Coube ao Saint-Germain-em-Laye, que havia acabado de subir à II Liga Francesa, aceitar o projeto e iniciar uma parceria.

O primeiro ano do novo time foi um sucesso. A nova equipe conquistou o campeonato e garantiu acesso à primeira divisão. Na temporada seguinte (1971-72), brigas entre amadores e profissionais acabaram levando o time a um 16º lugar e fizeram com que a equipe se separasse. Os profissionais mantiveram o nome antigo e disputaram a I Liga como Paris F.C., e o restante da equipe foi relegada à III Liga.

Ironia do destino, enquanto o PSG com seus amadores buscava a divisão de elite, jogando um bom futebol, o Paris caia, literalmente, pelas tabelas com seus profissionais. Dois anos depois, na temporada 1973-74, aconteceu o que ninguém esperava. Enquanto o PSG, já como equipe profissional, conseguia chegar à primeira divisão francesa, o Paris F.C. ficava relegado ao segundo escalão. Depois disso, nunca mais o PSG disputou a segunda divisão.

Nos campeonatos seguintes, o PSG continuou seu bom desempenho, sempre chegando nas cabeças dos campeonatos que disputava. E assim foi até o ano de 1982, quando o time conquistou a Taça da França, e o bi no ano seguinte. O primeiro Campeonato Francês não tardou e foi conquistado na temporada 1985-86.

Com os títulos e a ascensão do clube, grandes jogadores passaram a fazer parte do escrete francês. Raí, Ginola, Pauleta, Weah, Bats e Rocheateau e ainda, anos depois, Ronaldinho, fizeram com que o time de Paris fosse respeitado em qualquer competição que disputasse. Pouco tempo após a sua fundação, uma coisa é certa: os moradores de Paris, os mais de 20 mil torcedores que assinaram o manifesto e tantos outros simpatizantes pelo mundo têm um time forte para o qual torcer. 

Parc des Princes
CC BY-SA 3.0, https://commons.wikimedia.org/w/index.php?curid=567735

O Parc des Princes foi inaugurado no ano de 1897 em uma área que, segundo historiadores, era um terreno de caça real de mesmo nome. Abrigou não apenas jogos de futebol, Copas do Mundo e outras competições europeias, mas a última etapa do Tour de France e jogos de rúgbi. 

O estádio começou a ser utilizado pelo PSG em julho de 1974 e, desde então, todos os jogos do clube acontecem em seu gramado. Até 1998, o PSG ainda dividia o estádio com alguns clubes e com as seleções nacionais de futebol e rúgbi, mas a casa passou a ser exclusiva do time após a inauguração do Stade de France.

Durante sua história, o Parc sofreu diversas reformas e adaptações. Após a última reforma, finalizada em 2015, o complexo ganhou museu com as glórias do clube, lojas, vestiários mais amplos, cadeiras mais próximas ao gramado e novos camarotes. Atualmente, abriga cerca de 45 mil espectadores.





© 2018 PLAY ENTRETENIMENTO FUTEBOL CLUBE - Todos os direitos reservados.