CLUBES
Voltar
Manchester United
(Diabos Vermelhos)
Fundação: 01/01/1878

No início de 1878, os operários da Lancashire and Yorkshire Railway, empresa ferroviária da Inglaterra, decidiram fundar um time de futebol, o Newton Heach L&YR Football Club. Os primeiros jogos foram disputados com pequenos times ― dos demais departamentos da empresa e de outras companhias do mesmo ramo.

Mesmo jogando apenas amistosos, a equipe tinha dificuldade em se manter. Quando surgiu no país a Liga de Futebol, em 1888, os integrantes do Newton Heach achavam não estar preparados para disputá-la, integrando o grupo somente em 1892, juntamente com outro time de Manchester, o Ardwick F.C.

Os primeiros anos do time não foram empolgantes para os torcedores da equipe, uma vez que seus fundadores continuavam às voltas com problemas financeiros. Mas a história mudou quando o cervejeiro John Henry Davies, proprietário da cervejaria local, decidiu investir na equipe.

A primeira mudança foi o nome: o time passaria a se chamar Manchester United. A essa seguiram-se muitas outras mudanças, que rapidamente mostraram resultado.

Na temporada 1905-06, a equipe conseguiu o acesso à divisão principal do futebol inglês. Em seguida, aproveitando-se de uma punição imposta ao seu futuro rival, o Manchester City, o United contratou diversos jogadores do time azul, entre eles o “bruxo” Billy Meredith, grande destaque do time. A manobra arrojada deu resultado, pois na primeira temporada da nova equipe o United levantou a taça.

Esse foi apenas o primeiro título de um time bastante vencedor, que se consolidou não apenas na Inglaterra, mas no mundo todo. Implantou uma filosofia diferenciada e vencedora no clube, mantendo jogadores e técnicos, tanto em fases vencedoras, como em temporadas difíceis. Matt Busby, de 1945 a 1969, e Alex Ferguson, de 1986 a 2013, figuras lendárias do clube, são bons exemplos de que a longevidade vermelha e branca é bastante vencedora.

 

Old Trafford
Por André Zahn - CC BY-SA 2.0 de, https://commons.wikimedia.org/w/index.php?curid=1008333

Quando o cervejeiro John Davies procurou o famoso arquiteto escocês Archibald Leich para projetar o estádio do Manchester United, não deixou dúvidas sobre sua encomenda. Disse a ele: “Quero que você crie o melhor estádio do norte”. Leich, que já tinha construído outros estádios, como Craven Cottage (Fulham) e White Hart Lane (Tottenham), parece ter conseguido. Sir Bobby Charlton, uma das lendas do clube, apelidou o estádio de Teatro dos Sonhos.

O estádio Old Trafford foi inaugurado em 19 de fevereiro de 1910, em um clássico contra o Liverpool. Após diversas reformas e adaptações, hoje pode receber pouco mais de 76 mil espectadores, sendo o segundo maior estádio da Inglaterra ― só batido pelo novo estádio de Wembley, que suporta 80 mil espectadores.

O Teatro dos Sonhos, chamado assim não apenas por sua beleza, mas também pelo futebol nele apresentado, tem na maioria dos jogos do United sua capacidade total quase totalmente esgotada. Isso porque os sócios torcedores do time (e são quase 150 mil) compram as entradas no começo da temporada para todas as partidas, fazendo seus oponentes terem pesadelos em jogos no Old Trafford.





© 2018 PLAY ENTRETENIMENTO FUTEBOL CLUBE - Todos os direitos reservados.