CLUBES
Voltar
Manchester City
(Os Citizens)
Fundação: 23/11/1880

Do fundo de uma igreja em Gorgon, na zona industrial de Manchester, nasceu o Manchester City. O time da igreja de São Marcos foi fundado em 1880, com o nome Ardwick F.C.

Em 1892, o clube seria um dos fundadores da segunda divisão da Liga Inglesa. Dois anos depois, para representar a cidade, o time mudou seu nome para Manchester City Football Club. A mudança aconteceu no dia 16 de abril de 1894, data que muitos consideram a da fundação do time.

Após cinco anos disputando a segunda divisão, o Manchester tornou-se campeão, ganhando a oportunidade de disputar a primeira divisão. Em 1904, os azuis de Manchester bateram o Bolton e faturaram a Taça da Inglaterra. Era a primeira grande conquista de um time da cidade.

Entre a Primeira e a Segunda Grande Guerra, altos e baixos acompanharam o City. Mesmo assim, o time beliscou a Taça da Inglaterra em 1934 e a Liga dos Campeões em 1937.

Após a Segunda Guerra, o City tentou se reerguer, assim como a maioria dos clubes de futebol. Em 1947, o time foi campeão da segunda divisão e, quase dez anos depois, foi novamente campeão da Taça da Inglaterra, batendo o Birmingham por 3 a 1. Quando todos achavam que as coisas iam melhorar, um desastre de avião matou o goleiro Frank Swift.

Não havia nada a fazer, a não ser tentar reconstruir o time mais uma vez. Em alguns anos, o Manchester se tornaria um dos poderosos da Inglaterra, mesmo quando atravessou um grande jejum de títulos. Entre a vitória na Copa da Liga Inglesa em 1976 e a Taça da Inglaterra em 2011, foram 35 anos de espera por um título que, quando chegou, foi bastante comemorado.

A torcida dos azuis de Manchester sempre foram maioria, mesmo tendo menos títulos e glórias que o rival United. Motivo de orgulho para os torcedores do time da igreja de São Marcos. 

 

Etihad Stadium
Por Shokhruhkuz1 - Obra do próprio, CC BY-SA 3.0, https://commons.wikimedia.org/w/index.php?curid=22251562

Os primeiros anos do City foram todos vividos no Hyde Road, um estádio pequeno, situado no bairro de mesmo nome. Em 1920, no entanto, o estádio pegou fogo, fazendo com que os azuis procurassem outra casa para jogar. Anos depois, o clube se instalou na Maine Road, uma casa com 85 mil lugares e vizinha de seu rival, o United.

Por conta da mudança, chegou a surgir um terceiro Manchester na cidade, criado por alguns integrantes do City descontentes com a mudança de estádio para a mesma região do United. O time se chamava Manchester Central e não durou muito.

Em Maine Road, mesmo com as reclamações de alguns, o City levava bom público aos seus jogos. Em 1934, um público de 84.569 espectadores assistiu o time da casa enfrentar o Stoke City. Na década de 1980, Maine Road foi palco da goleada de 10 a 1 do City sobre o Huddersfield Town. Histórias que tiveram o antigo estádio como tema central. Mas em 2003 isso tudo acabou.

A cidade de Manchester construiu um novo estádio com intenção de abrigar as Olimpíadas de 2000. O City of Manchester, e as histórias de grandes duelos e embates passou a ter o novo estádio como pano de fundo. Mesmo não sendo do clube, os torcedores já se acostumaram à nova casa. Após muitas reformas, o estádio acomoda pouco mais de 60 mil pessoas. O City fez a sua estreia no novo estádio com uma vitória sobre o Barcelona por 2 a 1, no dia 10 de agosto de 2003.





© 2018 PLAY ENTRETENIMENTO FUTEBOL CLUBE - Todos os direitos reservados.