Do fundo de uma igreja em Gorgon, na zona industrial de Manchester, nasceu o Manchester City. O time da igreja de São Marcos foi fundado em 1880, com o nome Ardwick F.C.
Em 1892, o clube seria um dos fundadores da segunda divisão da Liga Inglesa. Dois anos depois, para representar a cidade, o time mudou seu nome para Manchester City Football Club. A mudança aconteceu no dia 16 de abril de 1894, data que muitos consideram a da fundação do time.
Após cinco anos disputando a segunda divisão, o Manchester tornou-se campeão, ganhando a oportunidade de disputar a primeira divisão. Em 1904, os azuis de Manchester bateram o Bolton e faturaram a Taça da Inglaterra. Era a primeira grande conquista de um time da cidade.
Entre a Primeira e a Segunda Grande Guerra, altos e baixos acompanharam o City. Mesmo assim, o time beliscou a Taça da Inglaterra em 1934 e a Liga dos Campeões em 1937.
Após a Segunda Guerra, o City tentou se reerguer, assim como a maioria dos clubes de futebol. Em 1947, o time foi campeão da segunda divisão e, quase dez anos depois, foi novamente campeão da Taça da Inglaterra, batendo o Birmingham por 3 a 1. Quando todos achavam que as coisas iam melhorar, um desastre de avião matou o goleiro Frank Swift.
Não havia nada a fazer, a não ser tentar reconstruir o time mais uma vez. Em alguns anos, o Manchester se tornaria um dos poderosos da Inglaterra, mesmo quando atravessou um grande jejum de títulos. Entre a vitória na Copa da Liga Inglesa em 1976 e a Taça da Inglaterra em 2011, foram 35 anos de espera por um título que, quando chegou, foi bastante comemorado.
A torcida dos azuis de Manchester sempre foram maioria, mesmo tendo menos títulos e glórias que o rival United. Motivo de orgulho para os torcedores do time da igreja de São Marcos.
Os primeiros anos do City foram todos vividos no Hyde Road, um estádio pequeno, situado no bairro de mesmo nome. Em 1920, no entanto, o estádio pegou fogo, fazendo com que os azuis procurassem outra casa para jogar. Anos depois, o clube se instalou na Maine Road, uma casa com 85 mil lugares e vizinha de seu rival, o United.
Por conta da mudança, chegou a surgir um terceiro Manchester na cidade, criado por alguns integrantes do City descontentes com a mudança de estádio para a mesma região do United. O time se chamava Manchester Central e não durou muito.
Em Maine Road, mesmo com as reclamações de alguns, o City levava bom público aos seus jogos. Em 1934, um público de 84.569 espectadores assistiu o time da casa enfrentar o Stoke City. Na década de 1980, Maine Road foi palco da goleada de 10 a 1 do City sobre o Huddersfield Town. Histórias que tiveram o antigo estádio como tema central. Mas em 2003 isso tudo acabou.
A cidade de Manchester construiu um novo estádio com intenção de abrigar as Olimpíadas de 2000. O City of Manchester, e as histórias de grandes duelos e embates passou a ter o novo estádio como pano de fundo. Mesmo não sendo do clube, os torcedores já se acostumaram à nova casa. Após muitas reformas, o estádio acomoda pouco mais de 60 mil pessoas. O City fez a sua estreia no novo estádio com uma vitória sobre o Barcelona por 2 a 1, no dia 10 de agosto de 2003.