CLUBES
Voltar
Galatasaray
(Os Leões)
Fundação: 20/10/1905

O Liceu Galatasaray é uma das escolas mais famosas e antigas de Istambul. Foi fundada em 1481, sendo herdeira da Escola Imperial Mekteb-i Sultani. Pelo nome, não é difícil supor que algo esteja relacionado a um dos principais times de futebol da Turquia. A coincidência se explica: Ali Sami Yen e alguns colegas, todos estudantes do Liceu, foram os fundadores do Galatasaray, no dia 20 de outubro de 1905. 

Segundo alguns historiadores, o nome do clube foi escolhido depois dos primeiros jogos, nos quais os jogadores começaram a ser chamados de “Galata Saray Efendileri”, que em turco significa “Senhores do Palácio de Galata”. Daí para Galatasaray foi um pulo, e assim ficou conhecido um dos maiores campeões do futebol turco.

Para alcançar esse status o clube percorreu um longo caminho. A Associação Turca de Futebol foi fundada em 1923, mas apenas na temporada 1959/60 o campeonato turco passou a ser disputado. O Gala, como é conhecido por seus torcedores, mostrou logo o seu poder. Na temporada 1961/62 faturou o primeiro Campeonato Turco de sua história, bi no ano seguinte, levando ainda de lambuja a Copa da Turquia.  

Depois desse início arrasador, o clube ficaria quase uma década em jejum, voltando a triunfar apenas nos anos 1970 ― década em que ressurgiu com tudo, levantando os canecos do Campeonato Turco de 1971, 72 e 73. As vitórias foram sucedidas por um novo estado letárgico, que durou 14 anos. Em 1987, o time voltou a vencer e na década de 1990 se mostrou um time grande fora da Turquia.

Naquela época, passou a disputar (e a ganhar!) dos grandes europeus. Bateu o Arsenal e levou a Taça Uefa de 1999/2000 e, no ano seguinte, ganhou do Real Madrid, tornando-se campeão da Supercopa da Europa.

 

Türk Telekom Arena
By LardoBalsamico - CC BY-SA 3.0, https://commons.wikimedia.org/w/index.php?curid=17816444

Não importa a competição. Um dos grandes perigos de se enfrentar o Galatasaray é o seu estádio. Chamado pelos rivais de “Inferno”, o Turk Telecom Arena vira um caldeirão para seus adversários.

Inaugurado em 15 de janeiro de 2011, possui capacidade para pouco mais de 52 mil pessoas. Intimida pela quantidade de torcedores que recebe a cada jogo do Gala e pelo cânticos que são entoados pela torcida (nem sempre amáveis, por assim dizer).

O apelido foi dado ao estádio do Galatasaray ainda quando o time jogava no antigo campo, o Ali Sami Yen ― nome que homenageia o fundador do clube. Inaugurado em 1964, tinha capacidade para pouco mais de 20 mil pessoas, mas chegou a receber 40 mil pessoas em jogos importantes.

Foi no Ali Sami Yen que o Gala conseguiu vitórias bastante expressivas contra grandes times do futebol europeu, como Milan, Real Madrid, Barcelona e PSV Eidhoven. A história do antigo estádio chegou ao fim no mesmo período em que o novo foi inaugurado. Mas as lembranças do inferno que os adversários passavam por lá jamais serão esquecidas.

 





© 2018 PLAY ENTRETENIMENTO FUTEBOL CLUBE - Todos os direitos reservados.