CLUBES
Voltar
Dinamo Zagreb
(Os Azuis)
Fundação: 26/04/1945

O atual Dínamo Zagreb já teve muitos outros nomes desde sua fundação, em 26 de abril de 1911. O clube começou sua trajetória como Prvi Hrvatski Građanski Sportski Klub ― e foi assim até 1945. Daquele ano até 1991, chamou Dínamo e, entre 1991 e 1993, HAŠK- Građanski.

Nos sete anos seguintes, jogou como Croácia, retomando, a partir de 2000, o nome que o consagrou no mundo inteiro: Dínamo. Em 2011, ganhou novamente o Građanski, sendo conhecido agora como GNK Dínamo. Ufa!

O Dínamo foi o clube iugoslavo mais bem sucedido entre as duas Guerras Mundiais, vencendo cinco campeonatos nacionais naquele período. Nos anos 1960, os grandes resultados nas competições nacionais continuaram, assim como o bom desempenho em competições internacionais. Foi semifinalista da Taça das Taças em 1961, finalista da Inter-Cities Fairs Cup, atual Liga Europa, em 1963, e campeão do mesmo troféu em 1967.

Durante todo esse tempo, mesmo após a Independência croata, em 1991, o Dínamo continuou a colher ótimos resultados tanto em casa como fora dela. Importantes vitórias ― como o 3 a 1 em cima do Porto em 1998, ano em que o clube também bateu o Ajax por 1 a 0 e por 3 a 2, e um empate com o poderoso Manchester United jogando no Old Trafford ― começaram a credenciar os azuis como futuros postulantes às primeiras colocações nas competições internacionais.

Respeito alcançado graças à organização do clube e à descoberta de grandes talentos em suas categorias de base. O orgulho azul cresce ainda mais quando lista os muitos nomes que saíram dali, como Luka Modric, Mateo Kovačić, Vedran Ćorluka, Dejan Lovren, Igor Bišćan, Alen Halilovic e Mario Mandžukić.

Estádio Maksimir
Por Pepito - transferido da hr.wikipedia para Commons por BokicaK, https://commons.wikimedia.org/w/index.php?curid=17859559

O estádio Maksimir é utilizado pelo Dínamo, mas pertence à cidade de Zagreb. Foi inaugurado em 5 de maio de 1912 e, desde então, passou por várias reformas. A principal delas aconteceu em 1997, quando o estádio ganhou novos assentos e ampliações, chegando a acomodar 40 mil torcedores. Hoje, sua capacidade é de pouco mais de 35 mil.

O Maksimir sempre foi um dos grandes trunfos do Dínamo, principalmente nos campeonatos domésticos, onde a rivalidade é muito grande. Sua principal torcida, os Bad Blues Boys, tem lugar cativo na face norte do estádio.

 





© 2018 PLAY ENTRETENIMENTO FUTEBOL CLUBE - Todos os direitos reservados.