CLUBES
Voltar
Cruzeiro
(Raposa)
Fundação: 02/01/1921

Fundado por esportistas da colônia italiana de Belo Horizonte, o Cruzeiro nasceu Societá Sportiva Palestra Itália, em 2 de janeiro de 1921. Logo teve suas primeiras conquistas, como o tricampeonato estadual de 1928, 1929 e 1930.

Os títulos ajudaram não apenas o clube, mas outros grandes times da época a se unirem para criar a Associação Mineira de Esportes, a primeira liga profissional do estado.

Em 1942, por imposição do governo federal, que proibia o uso de termos ou símbolos que remetessem à Alemanha, à Itália e ao Japão, nações inimigas no contexto da Segunda Guerra, o time mudaria seu nome.

Para homenagear o Brasil, o nome escolhido foi Cruzeiro Esporte Clube, em referência à constelação Cruzeiro do Sul. A sugestão foi do ex-presidente do Palestra Oswaldo Pinto Coelho.

Foi por causa de outro presidente, Mário Grosso, que o Cruzeiro ganhou o apelido de raposa. Mário foi presidente do clube entre 1942 e 1947, e diziam à época que ele era esperto como uma raposa felpuda. O chargista do extinto jornal Folha de Minas, Fernando Pieruccetti, aproveitou a oportunidade e imortalizou a raposa como símbolo do time.

Em sua longa trajetória de conquistas, contando com uma torcida numerosa e apaixonada, o Cruzeiro revelou grandes talentos do futebol nacional, como Tostão e Piazza, e apresentou ao mundo do futebol o fenômeno Ronaldo.

Mineirão
Por Rodrigo Lima/Portal da Copa - Flickr, CC BY 2.0, https://commons.wikimedia.org/w/index.php?curid=44410102

É o Mineirão, ou estádio Governador Magalhães Pinto, o local escolhido pela torcida celeste para assistir aos jogos de seu time. Apesar de não fazer parte da estrutura cruzeirense (o estádio é propriedade do governo de Minas Gerais), foi em seu gramado que o Cruzeiro fez grande parte de sua gloriosa história.

Antes do Mineirão ser inaugurado, em 1965, e virar a “casa” da Raposa, o Cruzeiro mandava seus jogos no estádio do Barro Preto. Erguido em um terreno adquirido em 1922 por 50 mil réis, o estádio foi palco dos primeiros títulos do Cruzeiro e ainda é parte do clube ― espaço de sua sede campestre e onde acontecem os treinos das categorias de base do Cruzeiro.

Além do Barro Preto, o Cruzeiro tem um dos melhores centros de treinamento do país. Conhecido como Toca da Raposa, foi o primeiro a ser feito no Brasil para a preparação de atletas.





© 2018 PLAY ENTRETENIMENTO FUTEBOL CLUBE - Todos os direitos reservados.