CLUBES
Voltar
Chelsea
(Os Blues)
Fundação: 10/03/1905

O Chelsea nasceu em um bar chamado “The Butchers Hook”, em 10 de março de 1905. Os fundadores foram Gus Mears e seu irmão Joseph, Alfred Janes e seu sobrinho Edwin, que administrava o bar, e Henry Boyer.

Ao contrário de outros times, o Chelsea já tinha um estádio antes de se tornar um clube. Recém construído pelo milionário Gus, em Stamford Bridge, o estádio precisava de um time que ocupasse seu gramado.

Assim que se estruturou, e pouco depois de ter sido rejeitado pela Liga Sul, o time foi convidado para jogar a segunda divisão nacional. O sucesso da equipe foi imediato, levando cerca de 67 mil pessoas ao seu estádio em uma partida contra o Manchester United. Na segunda temporada de sua história, já seria alçado à primeira divisão.

Os anos seguintes não foram fáceis para o Chelsea. Rebaixado nas temporadas 1910-11 e 1914-15, o time sofreria novamente com o rebaixamento em 1924, em anos bastante difíceis na Europa do pós-guerra. Em 1929, no entanto, o time retornou à elite.

Mesmo assim, e após alguns resultados surpreendentes, como o 6 a 2 no United em 1930, o Chelsea não decolava. Perdeu diversos jogadores importantes que não queriam lutar mais contra o rebaixamento. Veio a Segunda Guerra Mundial, e o time mais uma vez teve que se superar para sair da crise. Logo após a guerra, os torcedores, ávidos por um jogo, superlotaram seu estádio para ver o time empatar por 3 a 3 contra o Dínamo Moscou em um amistoso.

E assim foram os primeiros anos do Chelsea, com muitos altos e baixos que acompanham a trajetória do time de Stamford Bridge. Grandes alegrias e anos maravilhosos contrastam com algumas temporadas para se esquecer. Mas sempre com muito dinheiro, estrelas e glamour.

 

Stamford Bridge
Por Jason Bagley from Cape Town, South Africa - First pic from inside Stamford Bridge, CC BY-SA 2.0, https://commons.wikimedia.org/w/index.php?curid=12742963

A história do estádio do Chelsea, o Stamford Bridge, é diferente de todas as outras envolvendo times de futebol. Gus Mears comprou o estádio em 1896 ― 19 anos após o projeto ter sido desenhado pelo famoso arquiteto Archibald Leit. Gus queria que o lugar fosse palco de partidas do primeiro nível do futebol inglês.

Inicialmente, ofereceu o espaço ao Fulham, mas teve a oferta recusada. Resolveu então, com alguns amigos, fundar o Chelsea, para que o estádio pudesse ser ocupado. E como foi! Com uma capacidade que chegava a abrigar 100 mil espectadores, o estádio sempre recebeu um público enorme.

Com as diversas reformas que aconteceram ao longo do tempo, Stamford Bridge acabou tendo sua capacidade diminuída. Mas algumas coisas não mudam no campo desde muito tempo atrás, como o local chamado de “Shed End”, a camada sul do estádio. Lá ficam os mais fanáticos torcedores do Chelsea. Uma das muitas tradições da torcida azul de Londres.





© 2018 PLAY ENTRETENIMENTO FUTEBOL CLUBE - Todos os direitos reservados.