CLUBES
Voltar
Avaí
(Leão da Ressacada)
Fundação: 01/09/1923
Time da Raça

No dia 11 de dezembro de 1868, foi travada a Batalha do Avahy, entre brasileiros e paraguaios, durante a Guerra da Tríplice Aliança. Os brasileiros acabaram levando a melhor, mesmo em território inimigo. Era isso que estava relatado no livro de história do Brasil que Arnaldo Pinto de Oliveira, um dos participantes de uma reunião que visava fundar um clube desportivo em Florianópolis, carregava embaixo do braço.

O nome do time seria Independência, mas com a chegada de Arnaldo, que estava atrasado, tudo mudou. Arnaldo argumentou: se o clube chamasse Independência, no momento do gol, até os espectadores gritarem o nome do time, o adversário já teria empatado a partida.

Por que não usar um nome mais curto, mais fácil de gritar? Todos os participantes responderam em uníssono: Avahy, Avahy, Avahy! E assim o time foi chamado: Avahy Foot-ball Club, no dia 1 de setembro de 1923. A grafia mudaria para Avaí somente anos depois.

Em 1924, o clube se tornou um dos fundadores da Liga Santa Catarina de Desportos Terrestres. Tempos depois, foi o protagonista, ao lado do Palmeiras de Blumenau, do primeiro jogo transmitido em cadeia de rádio no estado de Santa Catarina, válido pela semifinal do estadual de 1944.

O Avaí foi responsável por uma das maiores goleadas do futebol brasileiro em todos os tempos, quando bateu o Paula Ramos por 21 x 3. Momentos eternos para os torcedores avaianos que adoram gritar Avahy, Avahy, Avahy!

Ressacada
Por Bernardo Morais Filho - Obra do próprio, CC BY-SA 4.0, https://commons.wikimedia.org/w/index.php?curid=40800022

O primeiro estádio do Avaí, o Adolfo Konder, foi inaugurado em 1930. Ficava na área central de Florianópolis e foi a casa avaiana até 1975, quando um novo estádio foi construído. Além de já ultrapassado, o Adolfo Konder não podia ser revitalizado, pois seu entorno não permitia. E a área, de apenas 15 mil metros quadrados, não comportava mais a torcida do Avaí, que crescia significativamente.

A nova casa do time abriu as portas em 15 de novembro de 1983. O estádio recebeu o nome de Aderbal Ramos da Silva, homenagem ao governador da época e ilustre torcedor do Avaí, e é conhecido como Ressacada ― em referência ao bairro que era popularmente chamado dessa forma.

Seu gramado foi palco de diversos jogos da seleção brasileira, entre eles a vitória da seleção olímpica do Brasil ante a Dinamarca por 5 a 1. Pode abrigar cerca de 17.800 espectadores, mas já ficou tomado por mais de 25 mil pessoas, em uma final de campeonato diante do Blumenau. Segundo os torcedores do “Time da Raça”, a c é o melhor e maior estádio de Santa Catarina.





© 2018 PLAY ENTRETENIMENTO FUTEBOL CLUBE - Todos os direitos reservados.