CLUBES
Voltar
The Strongest
(Tigre)
Fundação: 08/04/1908
Kalatakaya Huarikasaya!!!

O nome em inglês não tira desse time boliviano suas verdadeiras raízes e tradições. O The Strongest se orgulha de suas origens e seu grito de guerra é repetido há décadas em aimará, língua falada pelos indígenas da etnia aimará e considerada oficial na Bolívia. “Kalatakaya Huarikasaya!” grita o capitão do time, em uma expressão que significa algo como “Rompe a pedra, treme a vicunha” ― em referência ao vento do altiplano boliviano, capaz de rasgar pedra e fazer tremer a vicunha, o mais resistente animal andino, que é também mascote do time. A resposta vem dos outros jogadores e de toda a torcida: “Hurra, hurra!”, gritam os combatentes.

O Club The Strongest nasceu na primeira década do século 20. Foi fundado na tarde de 8 de abril de 1908, por jovens amigos que sonhavam montar um time de futebol. Na casa de um deles, Alberto Requena Crespo, ficou acertado o nome do novo clube: Strong Football Club. Em poucos dias, os jovens entenderam que Strong (forte) não seria suficiente. O time seria o mais forte. E aí surgiu a ideia definitiva. O nome deveria ser The Strongest.

Três anos depois, o clube foi campeão da Copa da Prefeitura, considerada o primeiro torneio de futebol oficial organizado na Bolívia. As décadas seguintes seriam de muitas outras glórias. Na temporada de 1930, o clube foi campeão do torneio de forma invicta, sem tomar um único gol.

Em 1969, o clube sofreu a maior de suas derrotas, em uma tragédia que marcaria para sempre a história do Tigre. O avião que levava a equipe para uma partida em Santa Cruz caiu, na região de Viloco, na Cordilheira dos Andes, matando jogadores e integrantes da comissão técnica, os  “mártires de Viloco”.

Para se refazer da irreparável perda e recompor uma equipe, o clube contou com a solidariedade de outros times, tanto da Bolívia quanto internacionais. Os argentinos Boca Juniors e River Plate, por exemplo, ofereceram seus jogadores para defender gratuitamente a camisa do Tigre.

Recomposta, a equipe voltou a ganhar títulos e a exibir seu futebol nas “canchas” que a torcida sempre enfeita de amarelo e preto para receber o mais forte dos times.

Palco
De psyberartist - http://www.flickr.com/photos/psyberartist/5471854624/, CC BY 2.0, https://commons.wikimedia.org/w/index.php?curid=18653033

O Estádio Rafael Mendoza Castellón, casa do Strongest, foi construído pouco tempo depois da tragédia de Viloco, em uma grande mobilização pela sobrevivência do clube. O time comprou um terreno em 1971, onde, seis anos mais tarde, daria início às obras da nova casa. Inaugurado em 16 de julho de 1986, o estádio homenageia o presidente do Strongest Don Rafo, personagem fundamental para o crescimento e para a história do clube.

Com capacidade para cerca de 15 mil espectadores, o estádio é pequeno para acomodar a grande torcida que acompanha o Tigre. É por isso que o Strongest manda seus jogos no Estádio Hernando Siles, propriedade do município de La Paz, conhecido como Estádio Olímpico La Paz.

Inaugurado em 1930, com uma partida entre o Strongest e o Universitário ― derrotado pelo Tigre por 4 a 1 ―, o estádio tem capacidade para 42 mil espectadores e é o maior do país.

O Olímpico La Paz foi construído a uma altitude de 3.600 metros acima do nível do mar, e é considerado um dos estádios profissionais mais altos do mundo. É ali, nas alturas, que o Tigre gosta de exibir seu futebol, sempre impulsionado pela imensa e apaixonada torcida.





© 2018 PLAY ENTRETENIMENTO FUTEBOL CLUBE - Todos os direitos reservados.