CLUBES
Voltar
Bayer Leverkusen
(Leão)
Fundação: 01/06/1904

Em 1903, o empresário Friedrich Bayer, proprietário da empresa química Bayer, recebeu de seus funcionários uma carta. Eles pediam a criação de um clube desportivo de ginástica ― solicitação que foi atendida no ano seguinte, quando Bayer fundou o TSV Bayer 04 Leverkusen.

Esporte preferido entre os homens, o futebol logo apareceu como uma modalidade a ser incluída no clube. Nos anos seguintes, a pressão para que o clube se tornasse um time de futebol cresceu e, em maio de 1907, a demanda foi atendida.

No final de 1907, aconteceria o primeiro jogo do time, contra o Manfort Ball Games Club. Mesmo começando as atividades naquele ano, seria somente mais de duas décadas depois que o time se desligaria totalmente das atividades do antigo clube. Foi em 1928 que se fundou o clube de futebol com o nome de Sportvereinigung Bayer 04 Leverkusen.

Oito anos depois, o time disputava a segunda divisão alemã com bons resultados. Mas foi apenas em 1951 que o Bayer 04, como ficou popularmente conhecido, disputou a primeira divisão ocidental. Ali permaneceu até 1956, quando caiu para a segunda divisão.

As décadas seguintes foram complicadas para os torcedores do Bayer. Apesar do crescimento visível do time, ainda aconteciam alguns percalços durante o trajeto. Em 1968, o time ganhou a segunda divisão, mas foi eliminado nos playoffs de acesso. Em 1973, um rebaixamento inesperado para a terceira divisão.

O time disputou o campeonato alemão (Bundesliga) pela primeira vez na temporada 1979/80. E oito anos depois – olha o oito aí de novo! – levantou seu primeiro título importante, vencendo a Copa da Uefa. O ano de 2002 foi o melhor e o pior do time, pois esteve em três finais e não ganhou nenhuma. Mas, como diz o lema, “se é Bayer, é bom”!

Bay Arena
Por H005 - Obra do próprio, CC BY-SA 3.0, https://commons.wikimedia.org/w/index.php?curid=7720944

Antes de possuir a BayArena, o Bayer Leverkusen desfilou seu futebol por outros estádios, todos com um pouco de história para contar. Em 1923, os sócios do clube concluíram o Bayer Platz, o primeiro campo do clube.

Anos depois, em um jogo contra o Langenfeld, o time garantiu sua presença na primeira divisão da Colônia, com uma vitória por 3 a 1. No ano seguinte, foi inaugurado o novo estádio, o Am Stadtpark. Em seu gramado, o Bayer jogou pela segunda divisão alemã, em 1936.

Em 1958, ainda como Ulrich-Haberland-Stadion, homenagem a um dos presidentes da empresa farmacêutica Bayer, foi inaugurado o campo que viria a ser o solo sagrado do time. Neste palco, o Bayer Leverkusen se sagrou campeão da Uefa e campeão da Copa da Alemanha.

Hoje, no lugar do histórico estádio, existe uma arena multiuso, com hotel ao lado, salas panorâmicas para acompanhar as partidas e restaurante. Fruto de uma grande reforma que aconteceu em 1999 ― ano em que o local ganhou o nome de BayArena. Depois de passar por mais uma remodelação em 2007, o estádio abriga atualmente pouco mais de 30 mil espectadores.





© 2018 PLAY ENTRETENIMENTO FUTEBOL CLUBE - Todos os direitos reservados.