CLUBES
Voltar
Bate Borisov
(Auri-azuis)
Fundação: 01/01/1973

O Bate Borisov foi fundado com o nome Berezina Borisov, em 1973. Vencedor da temporada seguinte do campeonato interno da Bielorrússia, o recém-criado time conquistaria o mesmo campeonato em 1976 e 79. Essas vitórias, no entanto, nunca levaram o time ao primeiro escalão, e o clube praticamente fechou as portas nos anos seguintes, passando a disputar apenas competições amadoras.

Em 1991, com o fim da União Soviética, o Berezina se reestruturou e voltou a disputar campeonatos profissionais. Dois anos depois, passou a se chamar Fomalgaut Borisov, sendo rebatizado em 1996 com o nome atual.

O Bate, como é comumente chamado, voltou forte nas competições que disputou e passou a perseguir o primeiro título do Campeonato Bielorrusso.  Um ano após participar pela primeira vez da elite, sagrou-se campeão em 2001.

Mesmo com o notório crescimento e a primeira importante conquista, o time ainda era nacional. Quando foi disputar sua primeira Copa da Uefa, tomou duas sonoras goleadas do Lokomotiv Moscou, da Rússia: 7 a 1 e 5 a 0. A derrota mostrou que era preciso crescer mais e, após a conquista do bi no Bielorrusso em 2002, o time continuou na luta para avançar internacionalmente.

A partir de 2006, o sonho de triunfar em competições internacionais ficou mais forte. Em uma das melhores temporadas da história do clube, o Bate chegou perto de se classificar na Uefa Champions League. A desilusão acabou em 2007, quando o time passou por Valur, da Islândia, Anderlecht, da Bélgica, e, por fim, o Levski Sofia, da Bulgária. Pronto, seria a primeira vez que um time bielorrusso jogaria a maior competição interclubes do mundo!

Haradzki
Por Griser - Obra do próprio, CC BY 2.5, https://commons.wikimedia.org/w/index.php?curid=7313740

Com o crescimento do Bate nas competições internacionais, passou a ser ponto de honra para os dirigentes do clube a construção de uma nova casa. A antiga, o Estádio Haradski, comportava pouco mais de cinco mil espectadores, e a equipe precisava de um palco mais confortável, principalmente para poder jogar em casa a Uefa Champions League. A organização do torneio não permite que os times joguem em estádios com pouca infraestrutura.

Assim surgiu o projeto do Borisov Arena. Um estádio com capacidade para aproximadamente 13 mil espectadores sentados, que recebe não só os jogos do Bate, mas também os da seleção bielorrussa. O estádio foi inaugurado em maio de 2014, obedecendo a rígidas normas de preservação e com uma incrível acústica. Característica que certamente vai poupar a garganta de muito torcedor bielorrusso.





© 2018 PLAY ENTRETENIMENTO FUTEBOL CLUBE - Todos os direitos reservados.