CLUBES
Voltar
Atlético de Madrid
(Colchoneros)
Fundação: 26/04/1903

Fundado em 26 de abril de 1903, o Atlético de Madrid surgiu da vontade de quatro estudantes bascos, torcedores do Atlético de Bilbao. Isso mesmo! Tanto assim, que os dois Atléticos não se enfrentaram até 1907, já que eram considerados filiais.

O clube teve um bom início nos campeonatos que disputou, e ganhou seu primeiro título em janeiro de 1921, quando conquistou o Campeonato Regional da Federação e chegou à Divisão de Honra Nacional (o campeonato espanhol da época).

O Campeonato Espanhol, conhecido como La Liga, teve início em 1928, e o Atlético fez boas temporadas até entrar em colapso financeiro e ter que se fundir com o Aviácion Nacional, surgindo o Atlético Aviácion de Madrid. Por conta da Guerra Civil Espanhola, o torneio voltaria a ser disputado apenas em 1939/40, quando o Atlético se sagrou campeão, repetindo a dose na temporada seguinte.

Seis anos depois, o clube passaria a se chamar Club Atlético de Madrid, para se desvencilhar do militarismo, sistema político que prevalecia na Espanha da época.

Os altos e baixos na vida do clube continuaram e, após uma década de 1950 bastante difícil, os anos 60 e 70 reservaram alegrias para os torcedores. Foram quatro títulos espanhóis, quatro Copas do Rei e um vice-campeonato da Liga dos Campeões, quando foram derrotados pelo Bayer de Munique.

O clube voltou a enfrentar períodos bastante complicados ― especialmente quando foi rebaixado, na primeira década de 2000 ―, mas ressurgiu forte como sempre e disposto a mostrar como é lindo ser Atlético!

Vicente Calderón
Site do clube: http://clubatleticodemadrid.com

O Atlético de Madrid teve várias casas durante sua trajetória, e se prepara para mais uma mudança. Do ano da fundação do clube até 1913, o Atlético mandava seus jogos no Campo Del Retiro. Em seguida, partiu para o Campo de O’Donnell, onde ficou até 1923. Esses dois campos ficavam situados na zona central de Madri, junto ao Parque do Retiro.

A casa seguinte foi na zona noroeste da cidade: o Estádio Metropolitano. Dizem que foi em seu gramado que a lenda e o espírito do Atlético começaram a ser criados. O Estádio Metropolitano foi a casa atleticana de 1923 até 1966.

E daquele ano até os dias atuais, o Vicente Calderón, nome dado em homenagem a um ex-presidente do clube, é o elo de ligação entre time e torcida, palco onde toda a paixão rojiblanca floresce.

Mas essa história também tem começo, meio e fim, pois uma nova casa está subindo e, assim como as outras, certamente terá lugar cativo no coração dos torcedores e lugar especial na história do Atlético de Madrid.





© 2018 PLAY ENTRETENIMENTO FUTEBOL CLUBE - Todos os direitos reservados.