CLUBES
Voltar
Arsenal
(Gunners)
Fundação: 01/10/1886

Ficava em Woolwich, no sul de Londres, uma fábrica de armamentos, munições e explosivos chamada The Royal Arsenal. Em uma das oficinas dessa fábrica, a Dial Square, trabalhava um escocês chamado David Danskin, que era apaixonado por futebol. Em 1886, Danskin se juntou com mais três amigos, que também eram amantes do esporte, para fundar um time.

Os quatro fizeram uma vaquinha, compraram uma bola e, em outubro daquele ano, estava fundado o novo clube. Detalhe: sem camisa, nome ou lugar para jogar. Mesmo assim, marcaram o primeiro amistoso da “equipe” contra o Eastern Wanderers para dezembro, no campo adversário. O nome acabou sendo o da oficina onde trabalhavam os fundadores, Dial Square. E o uniforme foi resolvido por Fred Bearsley, que conseguiu um jogo completo de camisas vermelhas.

A correria para aprontar tudo valeu a pena, pois o Eastern foi impiedosamente goleado por 6 x 0. A comemoração aconteceu no bar chamado Royal Oak, o que rendeu ao time um novo nome: Royal Arsenal, uma combinação do nome do bar com o nome da fábrica onde trabalhavam. Tornou-se Arsenal Foot-Ball Club somente em 1913, quando já tinha se profissionalizado, beliscado alguns títulos e participado das primeiras fases da FA Cup, a tradicional Copa da Inglaterra.

Mesmo que nascido no subúrbio londrino, de uma fábrica que abastecia as forças britânicas, seus principais ídolos são de outros países. O atacante francês Thierry Henry, goleador eterno dos Gunners com 228 tentos, e o armador holandês Dennis Bergkamp, que envergou o manto do Arsenal por 11 anos. Outro fato curioso é que o Arsenal possui um dos times femininos mais bem sucedidos do mundo, o Arsenal Ladies.

Emirates Stadium
Por Wonker Wonker - originally posted to Flickr as Arsenal vs Real Madrid, CC BY 2.0, https://commons.wikimedia.org/w/index.php?curid=5128946

Sir Henry Norris, proprietário do Arsenal a partir de 1910, achava complicado chegar ao Manor Ground, primeiro estádio do clube, para acompanhar a equipe. Considerava o lugar longe e de difícil acesso ― fatos que poderiam atrapalhar o desenvolvimento do time.

O problema foi resolvido quando Norris comprou um terreno para construir a nova casa do Arsenal, no distrito de Highbury. Em 1913, ano em que ganhou seu nome definitivo, os Gunners ganharam também um estádio novinho em folha.

A inauguração do Arsenal Stadium, ou simplesmente Highbury, aconteceu em 6 de setembro daquele ano. O adversário foi o Leicester, ainda pela segunda divisão inglesa, e o Arsenal bateu o visitante por 2 a 1.

Highbury se confunde com a história do clube, pois foi lá que o Arsenal faturou seus grandes títulos e venceu memoráveis partidas. Foi lá também que desfilaram Henry, Bergkamp, Pires, Vieira, Tony Adams e tantos outros astros que envergaram a camisa vermelha. O antigo estádio é hoje um conjunto de prédios, e o Arsenal agora joga no Emirates Stadium, uma casa mais moderna, parte do plano de desenvolvimento do grande clube. Mas a história que foi escrita no Highbury jamais será demolida.





© 2018 PLAY ENTRETENIMENTO FUTEBOL CLUBE - Todos os direitos reservados.