CLUBES
Voltar
América
(Coelho)
Fundação: 30/04/1912
Decacampeão

A história do América Mineiro tem uma marca importante no futebol brasileiro. Um dos fundadores do América, Geraldino de Carvalho, foi o primeiro negro a fazer parte da fundação e a jogar por um time de futebol no Brasil.

A data: 30 de abril de 1912. O nome do novo time foi escolhido por sorteio, que resultou em América Foot-ball Club ― título que homenageava os Estados Unidos, país de origem da maioria dos professores do colégio dos fundadores do time, o Gymnasium Anglo-Mineiro.

Um ano depois de sua fundação, o América teve a primeira conquista, ao receber o patrimônio do extinto Minas Gerais: um campo de futebol com traves e tudo. Além do espaço, alguns atletas foram incorporados ao elenco do América. Não bastasse isso, jogadores que se desentenderam no Atlético também foram parar no verde e branco, o que deu ao time a possibilidade de crescimento, tanto em número como em qualidade.

As taças começaram a aparecer pouco depois, quando teve início a maior série de títulos consecutivos alcançados por um clube ainda no período amador. Entre 1916 e 1925, o América foi decacampeão mineiro, título orgulhosamente estampado abaixo do brasão do clube.

Anos após essa conquista, o profissionalismo começa a ser implantado no futebol. O clube muda as cores de seu uniforme para vermelho e branco, mas volta a usar as cores tradicionais em 1943. É de verde e branco que o time conquista, na era profissional, o Campeonato Mineiro de 1971 de forma invicta.

Estádio Raimundo Sampaio
Site do clube: http://americamineiro.com.br/patrimonio/

Em 1913, da fusão com o Minas Gerais, o América passou a ser proprietário do estádio que ficava na antiga avenida Paraopeba, onde é hoje o Mercado Central de Belo Horizonte.

O estádio Raimundo Sampaio, ou Independência, passou a ser propriedade do América em 1989. Inaugurado para a Copa do Mundo de 1950, o estádio pertencia ao Sete de Setembro Futebol Clube, hoje extinto. Foi no Independência que o América conquistou os campeonatos brasileiros das séries C e B, com lotação completa nos jogos finais.

A partir de 2008, o América, em parceria com o governo de Minas Gerais, reformou o estádio e fez nascer a Arena Independência, com capacidade de 23 mil lugares. O estádio foi reinaugurado no dia 25 de abril de 2012, como parte das comemorações do centenário do clube.





© 2018 PLAY ENTRETENIMENTO FUTEBOL CLUBE - Todos os direitos reservados.