CLUBES
Voltar
Criciúma
(Tigre)
Fundação: 13/05/1947
O time de Santa Catarina

Fundado em 13 de maio de 1947, em uma praça no centro de Criciúma, o atual Criciúma Esporte Clube nasceu Comerciário Esporte Clube. O time reunia jovens que trabalhavam e moravam na região central da cidade, ávidos por jogar futebol e por enfrentar os clubes que já mobilizavam torcedores nas partidas que aconteciam nas tardes de todo domingo.

Na reunião que marcou o início da história do clube, os jovens fundadores se cotizaram para comprar a primeira bola da agremiação. Cada um contribuiu com 1 conto e 500, o que totalizou os 18 contos necessários para a primeira aquisição do time.

A estreia nos gramados seria logo depois. No dia 15 de maio, somente dois dias após a fundação do clube, o Comerciário enfrentou o São Paulo Futebol Clube, time da Vila Operária, já tradicional na região. O recém criado time perdeu o jogo por 4 a 0, mas não se intimidou. Quando os dois clubes se enfrentaram novamente, pouco tempo depois, os jovens comerciários ganharam por 3 a 2.

Em 1948, o time seria vice-campeão do campeonato da Liga Atlética da Região Mineira (LARM) ― do qual sairia campeão em 1949, 1950 e 1951. Em 1970, dois anos depois de vencer seu primeiro título estadual e enfrentando uma grave crise financeira, o Comerciário se viu obrigado a encerrar suas atividades no futebol profissional.

Sete anos depois, o time voltou à ativa e, em 1978, em busca de mais torcedores e de um recomeço auspicioso, o Comerciário mudou de nome: foi rebatizado como Criciúma Esporte Clube. O “time de Santa Catarina” tinha voltado com tudo e não deixaria mais de alegrar sua torcida. Dali em diante, o clube passou a brigar constantemente pelo título estadual e, em 1991, sob o comando do técnico Luís Felipe Scolari, o time conquistaria a Copa do Brasil ― uma vitória inédita entre os times de Santa Catarina.

Palco
Douglas Sartor - www.criciuma.com.br

Inaugurado em 16 de outubro de 1955, o Majestoso, como é conhecido o estádio Heribelto Hülse, é a casa do Criciúma Esporte Clube. Único estádio de futebol de Santa Catarina com cobertura completa para os torcedores, o Majestoso foi ganhando espaço no terreno onde foi concebido, na rua Treze de Maio, no bairro Comerciário.

Nos anos 1950, o campo era ladeado por uma tímida arquibancada, que cresceu ao logo do tempo para acolher a também crescente torcida do Tigre. Em 1992, o estádio passou por uma grande reforma, tendo em vista partidas que receberia da Copa Libertadores da América. Hoje, o estádio, cujo nome homenageia o ex-governador de Santa Catarina Heribelto Hülse, tem capacidade para 19.300 torcedores e lota nas partidas do Tigre.





© 2018 PLAY ENTRETENIMENTO FUTEBOL CLUBE - Todos os direitos reservados.