CLUBES
Voltar
Alianza Lima
(Los grones)
Fundação: 15/02/1901
El corazón de Perú

 

Em Lima, no início do século 20, o futebol era praticado quase que exclusivamente pela elite. Esporte recém trazido de Londres, era jogado em bairros ricos, por peruanos que voltavam da Europa e por estrangeiros de passagem pela cidade.

O mais longevo clube de futebol limenho, no entanto, nasceu em 1901, na rua Cotabambas, no humilde bairro de Chacaritas. Foi ali que um grupo de meninos (ainda crianças e adolescentes) se encantou com o futebol e começou a praticá-lo todos os dias. Logo, os garotos aprenderam o novo jogo e se aperfeiçoaram. A ideia de montar um time foi o passo seguinte e natural.

Os jogos aconteciam sempre em um estábulo próximo da vizinhança. Os meninos se reuniam e convidavam os trabalhadores locais para jogar futebol. As partidas eram disputadas com uma bola de pano confeccionada pelos próprios garotos que, em fevereiro de 1901, decidiram fundar um clube. Como o estábulo onde se encontravam tinha o nome de Alianza, os meninos decidiram que o time se chamaria Sport Alianza ― nome que, na década de 1920, se mudaria para Alianza Lima.

Durante alguns anos, o time permaneceu sem registro, jogando contra pequenos times de outros bairros. Quando os meninos cresceram, o Alianza Lima também começou a se mostrar maduro e conhecido na cidade. Em 1910, o clube faria sua primeira partida oficial, contra um pequeno clube do distrito de Jesús María. A vitória por 2 a 0 anunciava as muitas glórias que o futuro prometia.

Palco
De Fvmeteo - Trabalho própio, CC BY-SA 3.0, https://commons.wikimedia.org/w/index.php?curid=17589045

Até construir sua casa própria, o blanquiazul jogou em vários campos espalhados por Lima. Quando o clube completou meio século de sua fundação, em 1951 ― ano em que o futebol se profissionalizou no Peru ― o Alianza Lima recebeu do governo federal a doação de um terreno para a construção de seu cultuado palco.

As obras do estádio levaram mais tempo do que previam os dirigentes e os torcedores do clube. Por problemas econômicos, a construção esperaria 15 anos para ter início e outros oito para terminar. Somente em 27 de dezembro de 1974, o então chamado Estádio Alianza Lima foi inaugurado, em um amistoso entre os donos da nova casa e o Club Nacional de Football do Uruguai.

Também conhecido como Matute, nome do bairro onde fica, o estádio mudaria de nome no ano 2000, quando os sócios do clube decidiram homenagear o jogador Alejandro Villanueva ― figura histórica do time, que representou o blanquiazul a partir de 1927. Ainda com o apelido de Matute, o Estádio Alejandro Villanueva tem capacidade para 35 mil espectadores. É a casa do Alianza Lima, palco de suas lutas e de sua numerosa torcida.





© 2018 PLAY ENTRETENIMENTO FUTEBOL CLUBE - Todos os direitos reservados.