CLUBES
Voltar
Once Caldas
(Albos)
Fundação: 15/01/1961
Mi Equipo del Alma

O Once Caldas foi fundado em 15 de janeiro de 1961. Juntava os clubes Once Deportivo e Deportes Caldas, ambos de Manizales ― cidade que fica no centro da Colômbia, e é a capital do departamento de Caldas. Mas a ideia de criar um time que representasse nacionalmente Manizales havia surgido anos antes.

Em 1952, as mesmas equipes tinham se juntado para fundar o Deportivo Manizales, que duraria somente um ano. A tentativa seguinte resultou na criação do Atlético Manizales, clube criado em 1954, que também duraria pouco.

Em 1959, os amigos Hermán Bueno Ramírez, Carlos Gómez Escobar e Eduardo Gómez Arrubla decidiram fundar o Once Caldas. Enquanto Gómes Escobar, antigo torcedor do Deportes Caldas, queria refundar seu time, Gómez Arrubla, que torcia para o Once Deportivo, tinha a mesma ideia para seu antigo clube. Bueno Ramírez desempatou o jogo, e sugeriu a criação do Once Caldas, que traria um pouco de cada equipe.

De 1961 até hoje, o Once Caldas mudou algumas vezes de nome, que muito variaram de acordo com os patrocínios do time. Foi Once Caldas de la Montaña, Cristal Caldas, Varta Caldas, Once Philips, Once Philips Colombiana, Once Caldas Colombiana, Once Caldas Leona. Até voltar a ser Once Caldas, em 1996.

Grande campeão de torneios nacionais, os albos venceram a Copa Libertadores da América de 2004, depois de derrotarem o São Paulo na semifinal e o Boca Juniors na final. “Once vos sos mi vida, vos sos la pasión que se lleva en el alma, que se lleva en el corazón”, canta o hino do clube, celebrado por sua torcida. “Once Caldas, blanco, blanco, con tinta de campeón”.

Palco
De Juan Sebastián Echeverry - Flickr: Panorámica del Estadio Palogrande, CC BY 2.0, https://commons.wikimedia.org/w/index.php?curid=14897012

O estádio Palogrande, casa do Once Caldas, foi inaugurado no dia 30 de julho de 1994, em um amistoso entre Once Caldas e Cruzeiro. Com capacidade para pouco mais de 43 mil espectadores, o estádio pertence ao município de Manizales, que ergueu o novo palco no mesmo local onde existiu o primeiro estádio da cidade.

Construído entre 1930 e 1936, o antigo estádio abrigava 16 mil torcedores e foi testemunha do crescimento da paixão pelo futebol na região. Seu nome, Palogrande, fazia referência a uma imensa árvore que ficava no terreno. Em 1949, quando a cidade celebrou seu centenário, o estádio teve seu nome mudado para Fernando Londoño Londoño, em homenagem ao prefeito de Manizales.

O estádio Fernando Londoño Londoño foi demolido em 1992 para dar lugar ao atual Palogrande, que guardou o nome do antigo palco do futebol de Manizales. Em 1996, na inauguração do teto e da nova iluminação do campo, outro time brasileiro, o Sport Club Internacional, foi convidado pelos donos da casa para jogar em seu estádio completo.





© 2018 PLAY ENTRETENIMENTO FUTEBOL CLUBE - Todos os direitos reservados.