CLUBES
Voltar
San Lorenzo
(El Ciclón)
Fundação: 01/04/1908

O San Lorenzo nasceu em abril de 1908, no bairro portenho de Almagro. Era ali, no cruzamento das ruas México com a Trinta e Três, que um grupo de garotos moradores do bairro adorava jogar futebol. Preocupado com a segurança dos meninos, o padre salesiano Lorenzo Massa, recém-chegado àquela paróquia, convidou o grupo a jogar nas dependências da igreja ― com a condição de que frequentassem as missas aos domingos.

Incentivados pelo padre e pela paixão ao futebol, o grupo fundou o Club Atlético San Lorenzo de Almagro. Algumas décadas depois, o time se tornaria um dos grandes clubes argentinos. Em 1933, conquistou seu primeiro título nacional, na terceira edição do torneio profissional organizado pela Associação Argentina de Futebol.

Em 1946, novamente campeão argentino, o San Lorenzo fez uma histórica excursão à Espanha e Portugal, onde mostrou um jogo alegre, criativo e extremamente ofensivo. Marcou 13 gols na Espanha em duas partidas e ganhou de 10 a 4 de Portugal.

O San Lorenzo é o time do Papa Francisco, seu torcedor mais ilustre. Em 2008, o ex-arcebisbo de Buenos Aires rezou a missa dos 100 anos do clube, na capela localizada na sede do San Lorenzo. Depois de inúmeras conquistas nacionais, o San Lorenzo venceu em 2014 a Copa Libertadores da América pela primeira vez. Para celebrar a conquista histórica, os jogadores e a comissão técnica foram ao Vaticano comemorar a conquista com o Papa ― que segurou a taça, afirmando que o San Lorenzo faz parte de sua identidade cultural.

Palco
Domínio público

Inaugurado em 17 de maio de 1916, com um 2 a 1 em cima do Estudiantes de La Plata, o antigo estádio do San Lorenzo era o orgulho de sua torcida. O Gasômetro de Boedo foi o palco de grandes conquistas do clube, e chegou a receber 75 mil espectadores em 1929. Para grande tristeza dos torcedores do Ciclón, em 2 de dezembro de 1979, o governo militar argentino expropriou o clube do terreno, que acabou sendo vendido para uma companhia de supermercados.

Em 1993, o San Lorenzo inauguraria seu novo reduto, o Estádio Pedro Bidegain, chamado de Novo Gasômetro em homenagem ao antigo palco. “El viejo” Gasômetro de Boedo, no entanto, nunca seria esquecido pelos cuervos ― que fizeram uma manifestação histórica pelas ruas de Buenos Aires, em 2012, exigindo a volta do antigo estádio.     

Em 2015, a diretoria do clube anunciou que realizará a compra do antigo terreno e que o Gasômetro de Boedo será reerguido, com o nome do mais ilustre torcedor do San Lorenzo, o Papa Francisco.





© 2018 PLAY ENTRETENIMENTO FUTEBOL CLUBE - Todos os direitos reservados.