CLUBES
Voltar
River Plate
(Los Millonarios)
Fundação: 25/05/1901
El mas grande, lejos

O Club Atlético River Plate foi fundado em 25 de maio de 1901, a partir da fusão dos times La Rosales e Santa Rosa. O primeiro nome dado à nova agremiação foi Club Atlético Forward, mas um de seus fundadores logo sugeriu outro melhor. A inspiração veio das inúmeras caixas que chegavam nos navios ao porto de Buenos Aires no início do século 20. Vinham do outro lado do Atlântico para aportar ali, no Rio da Prata, estampando o nome do destinatário: “River Plate”.

Nascido no mesmo bairro de seu maior rival, o Boca Juniors, o River se transferiu para o bairro de Belgrano na década de 1920. Mas a proximidade, mesmo que breve, alimentou a rixa entre os dois maiores times da Argentina. No primeiro “Superclásico” da história, realizado em 1913, o River bateu o Boca por 2 a 1, com gols de Cándido García e Penney. Quatro anos antes deste histórico encontro, o River havia derrotado o grande Alumni, time nove vezes campeão entre 1901 e 1911.

Vitórias que já antecipavam a força de “Los Millonarios” ― apelido que o time ganhou no início da década de 1930, por conta das contratações milionárias de Carlos Desiderio Peucelle e Barnabé Ferreyra. Craques que dividem a galeria dos grandes jogadores riverplatenses, que também se orgulha por nomes como Alfredo Di Stéfano, Mascherano e Enzo Francescoli.

Em 1931, quando o futebol da Argentina se profissionalizou, o River somava o maior número de sócios do país. Uma torcida que cresceu ao longo do tempo, junto com as glórias de seu time. “El más grande sigue siendo River Plate, el campeón más poderoso de la historia”, canta o hino do clube. “El más grande por las glorias que alumbraron el ayer y que brillan todavía en mi memoria...”.

Palcos
Por Fulviusbsas - Obra do próprio, CC BY-SA 4.0, https://commons.wikimedia.org/w/index.php?curid=37673884

“Es nuestra casa. Una casa gigantesca en la que gritamos, nos emocionamos, lloramos y nos abrazamos a miles de desconocidos para festejar un gol agónico”, anuncia o site do River em sua página dedicada ao Monumental de Nuñez. Palco da final da Copa do Mundo de 1978, quando os argentinos viram seu país vencer a Holanda por 3 a 1, o Monumental fica no bairro de Belgrano, vizinho a Nuñez.

Inaugurado em maio de 1938, o Estádio Monumental Antonio Vespucio Liberti, seu nome oficial, teve a primeira partida acompanhada por nada menos do que 70 mil pessoas. Um amistoso entre River e Peñarol do Uruguai, vencido pelos donos da casa por 3 a 1. Os gols foram de Carlos Peucelle, Bernabé Ferreyra e Charro Moreno, três dos grandes ídolos do time.

Antes do Monumental, o River jogou em vários outros campos. Na época de sua fundação, em 1901, o time jogava no bairro de La Boca, em um campo construído dias depois da criação do clube. Em 1906, precisou se retirar dali por ordens governamentais para se instalar do outro lado do rio Riachuelo. Em 1909, problemas com as autoridades portuárias fizeram o River mudar novamente para outros campos. E assim foi, de casa em casa, até a construção de seu gigante de cimento.





© 2018 PLAY ENTRETENIMENTO FUTEBOL CLUBE - Todos os direitos reservados.