CLUBES
Voltar
Boca Juniors
(Xeneizes)
Fundação: 03/04/1905
Boca, La Mitad Más Uno

Buenos Aires, 3 de abril de 1905. Cinco amigos ― filhos de italianos, moradores do bairro La Boca e estudantes da Escola Superior de Comércio ― se encontram na casa de um deles, Esteban Baglietto, para fundar um time de futebol. A ideia dos rapazes seguia um movimento comum na Argentina do início do século 20: encantados com o esporte bretão, os argentinos fundavam seus primeiros clubes para colocar em campo a nova paixão.

Da reunião dos estudantes, que terminou na Praça Solís, uma vez que o pai de Esteban convidou o grupo a se retirar de casa por conta da bagunça, surgiu o Boca Juniors. O nome Boca fazia homenagem ao bairro, enquanto Juniors trazia um sotaque inglês à recém-criada agremiação. Baglietto foi escolhido o presidente do clube que, alguns dias depois de sua fundação, em 21 de abril, goleou o primeiro adversário. Bateu por 4 a 0 o Mariano Moreno.

O apelido “xeinezes” remete ao dialeto falado em Ligúria, região da Itália de onde vinham os pais dos fundadores do Boca e grande parte dos imigrantes italianos que aportaram na Argentina em fins do século 19. A capital de Ligúria é Gênova, e xeneïze significa genovês. Mal sabiam os cinco rapazes o que estavam criando naquele encontro de 3 de abril. Nascia ali um dos mais bem sucedidos times do mundo, grande símbolo do futebol argentino, querido em seu país e fora dele. Além de casa do maior jogador argentino de todos os tempos: Diego Maradona.

Palcos
Por Steven Newton - Boca Juniors vs Colo Colo, CC BY 2.0, https://commons.wikimedia.org/w/index.php?curid=6061765

Não poderia ser diferente. O estádio dos xeneizes fica no bairro de La Boca, nascedouro e coração do time argentino. O nome oficial é Estádio Alberto J. Armando, mas todos o conhecem como La Bombonera. O carinhoso apelido faz referência ao formato retangular do estádio, que se parece com uma caixa de bombons. Como o terreno era pequeno, a solução encontrada foi a de construir anéis de arquibancadas bastante verticais.  

Com obras iniciadas em 1923, o estádio foi inaugurado em 25 de maio de 1940, com uma partida entre o Boca e o San Lorenzo. Os donos da nova casa ganharam por 2 a 0, dando início a uma trajetória gloriosa dentro de seu campo.

A fachada e o hall de entrada da Bombonera exibem murais pintados por renomados artistas argentinos, representando a vida dos imigrantes italianos do começo do século 20, do bairro La Boca e do amado time dos xeneizes. Os torcedores do Boca costumam lotar a casa, que tem capacidade de 49 mil espectadores, e dar um apaixonado show à parte nas partidas de seu glorioso time.





© 2018 PLAY ENTRETENIMENTO FUTEBOL CLUBE - Todos os direitos reservados.