CLUBES
Voltar
Vitória
(Leão da Barra)
Fundação: 13/05/1899
Campeão de Terra e Mar

Fundado em 13 de maio de 1899, o então Club de Cricket Victória foi um dos primeiros clubes a ser criado no Brasil. Sua oficialização ocorreu na casa dos irmãos Valente, Arthur e Arthêmio, no bairro da Vitória, região central de Salvador. Junto com um grupo de amigos, os irmãos decidiram criar um novo clube onde pudessem jogar críquete ― esporte bastante praticado pela colônia inglesa da Bahia.

O futebol chegaria pouco tempo depois, na bagagem de José Ferreira Júnior, o Zuza, que trazia da Inglaterra as regras do novo esporte. Encantados com a novidade, os integrantes do Victória incorporaram o futebol às modalidades do clube em 1902. Naquele mesmo ano, o clube trocou seu nome para Sport Club Victória, que se tornaria Esporte Clube Vitória em 1946.  

Foi também em 1902 que o futebol rubro-negro entrou em campo pela primeira vez, contra o extinto São Paulo Bahia Football Club, partida que venceu por 2 a 0. Em 1953, o clube profissionalizou seu futebol, com uma equipe que venceria o Campeonato Baiano daquele ano, feito repetido em 1955 e 1957. Vitórias que se somariam a muitos outros triunfos na história do time, que também se consagra por sua base, orgulhosa por ter apresentado ao mundo jogadores estelares como Vampeta, Dida, Bebeto, Hulk e David Luiz.

Palcos
Wikimedia Commons

Foi no gramado do Campo da Pólvora que o Vitória deu seus primeiros chutes, no início do século 20. Cercado por cadeiras para acolher os torcedores, o campo foi palco de muitas partidas do récem-criado clube. Entre o Campo da Pólvora e o sonhado estádio próprio, que chegaria somente muitas décadas depois, o rubro-negro jogou no Campo da Graça, inaugurado em 1922, e no estádio Octávio Mangabeira, mais conhecido como Fonte Nova, inaugurado em 1951. Na Fonte Nova, o futebol do Vitória se profissionalizou, ganhando títulos a partir da década de 1950.

Nos anos 1980, o clube começou a erguer seu próprio estádio ― construído com a ajuda dos torcedores, mobilizados pela campanha “Este hino vai levantar o estádio”, que arrecadou fundos para a finalização do Estádio Manoel Barradas, o Barradão.

Inaugurado em 1985, o estádio tem capacidade para 35 mil espectadores e atende aos padrões internacionais da FIFA. Com os apelidos de "santuário", "o maior artilheiro do Vitória" e "Toca do Leão", o estádio ajudou o clube a crescer. Dizem que o time mudou a partir de sua construção. Verdade ou não, o Vitória conquistou grande parte dos seus títulos ali, no gramado do templo rubro-negro.





© 2018 PLAY ENTRETENIMENTO FUTEBOL CLUBE - Todos os direitos reservados.