CLUBES
Voltar
Joinville
(Tricolor)
Fundação: 29/01/1976
Nasceu Campeão

O Joinville Esporte Clube nasceu em 1976, da união de dois antigos adversários catarinenses, o América Futebol Clube e o Caxias Futebol Clube. Atravessando crises dentro e fora do campo, com dívidas e maus resultados, as equipes viram na parceria uma maneira de se reerguer. Conta a história que a ideia de fundir os dois grupos surgiu em 1971, depois que o América foi derrotado pelo Avaí por 4 a 1. Kurt Meinert, presidente do América na época, teria dito: “Ou Caxias e América se unem, ou o futebol da cidade de Joinville chegará ao caos”.

A união veio cinco anos depois da frase e, em pouco tempo, o JEC mostrou que orgulharia o futebol joinvilense. Sua primeira partida foi contra o Vasco da Gama, em um amistoso que terminou em 1 a 1 e que foi realizado em 9 de março de 1976, dia do aniversário de 125 anos da cidade de Joinville. A estreia levou mais de 15 mil torcedores ao estádio Ernesto Schlemm Sobrinho.

Sua estreia no Campeonato Catarinense foi avassaladora: em 36 jogos, o recém-criado clube contabilizou 21 vitórias, 10 empates e somente 5 derrotas. Apenas 10 anos depois de sua criação, o time já somava o mesmo número de títulos que o América, o Caxias e também o Operário tinham conquistado, juntos, em 65 anos de história. Como diz o hino do time, o JEC “já nasceu com vocação pra campeão. Nasceu com a taça na mão”.

Palcos
Por Henriquebjr - Obra do próprio, CC BY-SA 4.0, https://commons.wikimedia.org/w/index.php?curid=42096980

O estádio Ernesto Schlemm Sobrinho, conhecido como Ernestão, acompanhou grande parte da trajetória do JEC. Foi em seu gramado que o Joinville jogou pela primeira vez, em março de 1976, em um amistoso com o Vasco da Gama.

Com capacidade para 20 mil pessoas, o estádio era conhecido pela grama pesada, que cansava os adversários, e por sua estrutura, que permitia aos torcedores gritar perto do campo e intimidar os visitantes.

Em 2004, o JEC passou a mandar seus jogos na Arena Joinville, patrimônio da prefeitura da cidade. A inauguração da primeira etapa do novo estádio, em setembro daquele ano, foi marcada por uma partida entre o JEC e a Seleção Masters. A segunda etapa, finalizada em julho de 2007, foi inaugurada com uma partida do JEC contra o Atlético Paranaense, que terminou em 4 a 3 para o tricolor.





© 2018 PLAY ENTRETENIMENTO FUTEBOL CLUBE - Todos os direitos reservados.