CLUBES
Voltar
Atlético Goianiense
(Dragão)
Fundação: 02/04/1937
O mais querido dos goianos

O Atlético Clube Goianiense foi o primeiro time de Goiânia, criado dois anos depois da fundação da capital de Goiás, em 2 de abril de 1937. A ideia de fundar um time na cidade, especificamente no histórico bairro de Campinas, foi colocada em prática por um grupo de amigos do qual faziam parte Edson Hermano, que seria o primeiro goleiro do clube, João de Brito Guimarães e os irmãos Nicanor, Alberto e Afonso Gordo.

Em 1944, o Atlético foi o primeiro clube a conquistar o campeonato estadual. Bariane Ortêncio, goleiro do time campeão, também trabalhava como alfaiate, e foi o responsável por confeccionar as faixas de campeão. A quantia de dinheiro que o Ortêncio recebeu pelas faixas foi a mesma que recebeu pelo prêmio do estadual.

Antônio Accioly, que dá nome ao estádio do Atlético, foi o primeiro presidente do clube. Era tão fanático pelo Dragão que, doente, recebeu ordens médicas para não assistir aos jogos do time, sob o risco de o coração não aguentar.

Do legado do Atlético Goianiense, seus craques têm lugar central. Nos anos 1970, Baltazar, o Artilheiro de Deus, foi revelado pelo clube. Na década seguinte, o Dragão revelaria Valdeir, o The Flash.

Palcos
Por André Luis de Paiva - Obra do próprio, CC BY-SA 3.0, https://commons.wikimedia.org/w/index.php?curid=33712606

Um cercado que delimitava a área do campo, no início de terra e depois gramado, e uma pequena arquibancada. Em vez de alambrado, uma cerca de ripas. Foi nesse cenário, localizado no bairro de Campinas, que o Atlético Goianiense jogou suas primeiras partidas. O crescimento do time e da torcida atleticana, no entanto, logo exigiria um novo palco para o futebol rubro-negro.

No início da década de 1960, o então presidente Antônio Accioly conseguiu o terreno que se transformaria na casa do Dragão. Inaugurado no mesmo bairro de Campinas, com o qual o time tem um vínculo histórico, o estádio Antônio Accioly passou a ser o reduto dos atleticanos.

No começo dos anos 2000, sucessivas crises do clube acabaram por fechar as portas do estádio. Mas em 2005 o Accioly foi reerguido, para o orgulho e a alegria dos torcedores do Dragão, que também manda seus jogos no Serra Dourada, o Estádio do Governo do Estado de Goiás.





© 2018 PLAY ENTRETENIMENTO FUTEBOL CLUBE - Todos os direitos reservados.