CLUBES
Voltar
Ceará
(Vovô)
Fundação: 02/06/1914
Campeão da Popularidade

Clube mais antigo de seu Estado, o Ceará, que nasceu Rio Branco Football Club, foi fundado por um grupo de amigos, na noite de 2 de junho de 1914. A reunião foi na casa de Luís Esteves Júnior, um dos idealizadores do novo clube. Naquela noite, Gilberto Gurgel foi eleito o primeiro presidente da agremiação.

Ainda vestindo a camisa do Rio Branco, o time seria campeão do primeiro campeonato do qual participou, vencendo a final por 1 a 0 em cima do Rio Negro. Os próximos torneios seriam disputados com um novo nome: Ceará Sporting Club.

A mudança ocorreu um ano depois da histórica noite da fundação do time, em uma assembleia que reuniu todos os então dirigentes. A decisão por Ceará Sporting Club foi unânime. Para acompanhar o novo nome, o uniforme da equipe também mudou, passando a ser branco e preto.

O carinhoso apelido de Vovô chegou alguns anos depois. Conta a história que Meton de Alencar Pinto, presidente do Ceará em meados dos anos 1920, chamava de “meus netinhos” os jogadores do recém-criado América Futebol Clube. O time usava o campo do Ceará para treinar, e Meton não cansava de repetir, em tom de brincadeira, que os meninos deviam respeitar “o Vovô aqui”.

Mascote do clube, o Vovô representa a tradição, a sabedoria e a felicidade da apaixonada nação alvinegra, que lota as arquibancadas para celebrar seu vitorioso Ceará. “É o vovô, o Ceará vai ganhar. És o time das grandes campanhas, sempre aqui ou lá fora tu ganhas. Com os teus craques em campo a brilhar. Ceará, tua glória é lutar!”.

Palco
Site da Arena Castelão - http://arenacastelao.com/

No início de sua história, o Ceará jogava no Campo do Prado, importante palco do futebol cearense no começo do século 20. A casa própria veio com uma doação da família Alencar Pinto. Apaixonada pelo clube, a família doou o terreno onde foi construída a sede do clube e o estádio que leva o nome Carlos de Alencar Pinto (CAP), e é conhecido como Vovozão. Atualmente, o estádio é usado em treinos e pelas seleções de base do time.

O Vovô manda seus jogos no estádio Governador Plácido Castelo, o Castelão. Inaugurado em 1973 e pertencente ao governo estadual, o Castelão é o maior estádio do Ceará. Entre os grandes eventos que recebeu, destacam-se a Copa do Mundo de 2014 e a visita do Papa João Paulo II, em 1980. Além, é claro, das inúmeras conquistas e alegrias do Ceará e sua apaixonada torcida.





© 2018 PLAY ENTRETENIMENTO FUTEBOL CLUBE - Todos os direitos reservados.