CLUBES
Voltar
Goiás
(Esmeraldino)
Fundação: 06/04/1943
Verdão da Serra

Conta a história que o Goiás foi fundado por um grupos de amigos, em Goiânia, na noite de 6 de abril de 1943. A conversa teria acontecido embaixo de um poste, no meio da calçada. O grupo estava reunido na casa dos irmãos Lino e Carlos Barsi, mas o entusiasmo e o barulho da conversa foram tão grandes, que a mãe dos meninos convidou a turma a se retirar.

Verdade ou não, o fato é que o  Goiás Esporte Clube foi criado naquela noite. Em seu primeiro jogo, contra o Atlético Goianiense, os atletas do novo clube usaram camisas doadas pelo América Mineiro, com listras horizontais em verde e branco. Como o América só pôde doar nove camisas, o restante do time jogou com o uniforme todo branco.

A falta de recursos dos primeiros anos foi sendo aos poucos superada, e o time começou a conquistar campeonatos estaduais e uma torcida cada vez maior e mais apaixonada. Em 1966, ganhou o primeiro título de campeão goiano. Em 1971 e 1972, sagrou-se bicampeão estadual, feito repetido em 75 e 76.

Em 1973, o Goiás foi o primeiro time do estado a disputar o Campeonato Brasileiro. Em um jogo memorável contra o Santos de Pelé, no Pacaembu, os esmeraldinos conseguiram empatar uma partida que estava 4 a 1 até os 30 minutos do segundo tempo. Paghetti foi o responsável por três gols deste jogo, que ficou na história do Verdão Goiano.

Dos anos 70 para cá, o Goiás alcançou vitórias e se estruturou como um dos grandes clubes do futebol nacional. Nos anos 1990, o time venceria o tricampeonato goiano e seu primeiro título nacional: o de campeão Brasileiro da série B.

Palco
JorgeBrazil - Wikipédia

Quando foi fundado, em 1943, o Goiás jogava no antigo Olímpico, e realizava seus treinos em um campo de terra colado ao estádio da Avenida Paranaíba. Nos anos 1960, o clube comprou a Sede da Serrinha, um terreno que pertencia à prefeitura de Goiânia e onde o Goiás construiu, além de campos de futebol, sua sede administrativa e um ginásio.

Em 1995, foi construído ali o Estádio Hailé Pinheiro, conhecido como estádio da Serrinha. Na partida de abertura, que ocorreu no dia 8 de fevereiro daquele ano,  o Goiás recebeu na casa nova a equipe japonesa Kashima Antlers. Nos anos 2000, o estádio foi modernizado e, em 2013, passou por uma grande remodelação, para atender aos rigorosos padrões do futebol mundial e para receber a Seleção Brasileira antes da Copa das Confederações.

A capacidade da Serrinha, de somente 10 mil espectadores, leva o Goiás a mandar seus jogos no Estádio do Governo do Estado de Goiás, conhecido como Serra Dourada. Projetado pelo arquiteto Paulo Mendes da Rocha, o estádio foi inaugurado em 9 de março de 1975. Naquele ano, já seria o palco da vitória do Goiás no campeonato estadual. Era a primeira de muitas conquistas do esmeraldino no gramado do Serra Dourada.  





© 2018 PLAY ENTRETENIMENTO FUTEBOL CLUBE - Todos os direitos reservados.