CLUBES
Voltar
Ituano
(Galo de Itu, Rubro-negro)
Fundação: 24/05/1947

A história do Ituano Futebol Clube começou a todo vapor, por conta das estradas de ferro que atravessavam o interior de São Paulo e fabricavam histórias por onde passavam. Foram os funcionários da Estrada de Ferro Sorocabana, localizada em Itu, que fundaram a Associação Atlética Sorocabana, em 20 de maio de 1947. A cidade já tinha outro time, o Clube Atlético Ituano, e não demorou para se instaurar uma grande rivalidade.

Por conta dessa rivalidade, foi criada a Taça Cidade de Itu e, claro, as duas equipes decidiram o campeonato. Após duas partidas duríssimas, com uma vitória para cada lado, a Sorocabana venceu a terceira por 2 a 1 e levou o caneco para casa. No dia seguinte, no muro do clube, estava escrita a frase “Galo de Itu”. Pronto, o time já tinha um mascote.

Com a estatização das ferrovias em 1966, o time mudou de nome, passando a se chamar Ferroviário Atlético Ituano. Naquela época, a rivalidade com o Clube Atlético Ituano chegou ao fim, pois o adversário tinha fechado suas portas. Os tempos eram difíceis. O FAI começou a fazer voo solo, tentando subir no futebol paulista. Em 1978, disputou a quinta divisão, passando para a terceira em 1980 e chegando à segundona em 1982.

Após uma luta incessante, chegou à primeira divisão em 1989. Em 1990, vida nova. Além de disputar a elite, a troca de nome para Ituano Futebol Clube. Melhor ainda foi sua primeira participação: terminou em quinto lugar, revelando o artilheiro do campeonato, Alberto, com 12 gols. Mas revelação mesmo apareceu em 1992, quando um menino mirrado começou a jogar pelo profissional do Ituano. O nome dele? Juninho, que depois ganharia a alcunha de Paulista.

Muitos e muitos campeonatos depois, Juninho voltou ao clube em 2009, agora como gestor. Nesse meio tempo, o Ituano sofreu alguns rebaixamentos, como os de 1994 e 1999, voltou à elite, onde está desde 2002 ― ano da conquista do primeiro Campeonato Paulista ― e ganhou o título da série C em 2003.

Do mesmo jeito que Juninho ajudava em campo, também é bom fora dele. Sob sua batuta, o time foi novamente campeão paulista em 2014, batendo o Santos na final. Uma história de superação que só cresce, a todo vapor, como no início da sua trajetória, fazendo muita fumaça nos adversários.

palco
Site oficial do Ituano

A casa do Ituano foi inaugurada no mesmo ano em que o time nasceu. Em 25 de maio de 1947, a cidade de Itu abriu as portas do Estádio Municipal Doutor Novelli Júnior, mais conhecido como Novelli Júnior ou Majestoso da Vila Nova, em referência ao bairro onde fica.

Desde sua fundação, o estádio passou por diversas reformas. A principal delas, que adequou o local às novas regras da FIFA, aconteceu em 2010. Além do aumento da capacidade (atualmente de 19 mil pessoas), o estádio ganhou novos espaços, como entradas para o campo no meio do gramado, novas salas de imprensa, novas acomodações para os cinegrafistas, ampliação dos vestiários e do setor das cadeiras cobertas. A iluminação foi quase triplicada com novas torres e com o aumento no número de refletores.

O estádio Novelli Junior tornou-se não apenas o símbolo de um clube bem administrado, como o centro da paixão dos torcedores de Itu pelo seu time de futebol.  





© 2018 PLAY ENTRETENIMENTO FUTEBOL CLUBE - Todos os direitos reservados.