CLUBES
Voltar
Independiente Santa Fe
(Os Cardiais, Expresso Vermelho)
Fundação: 28/02/1941

No dia 28 de fevereiro de 1941, um grupo de amigos do tradicional colégio colombiano Gimnasio Moderno se reuniu a outros colegas da Universidade del Rosario para fundar um time de futebol. O encontro foi no Café Rhin, que funcionava na antiga Passagem Santa Fe e era bastante frequentado pelos estudantes.

O nome “Club Idenpendiente Santa Fe” foi decidido naquela mesma noite, e ficou registrado na ata de fundação escrita pelos jovens ali presentes. Durante os primeiros anos de funcionamento do novo clube, o Café Rhin seria chamado (e usado) como o “centro oficial de operações” da agremiação.

A ideia dos fundadores do Santa Fe era montar um time somente com ex-alunos do Gimnasio Moderno. Mas em pouco tempo mudaram de opinião e passaram a chamar egressos de outras escolas da capital colombiana para compor a equipe.

A primeira partida aconteceria menos de um mês depois da fundação do clube, em 23 de março. Os adversários eram da Legión Militar Deportiva de los Taxis Rojos (Legião Militar Desportiva dos Táxis Vermelhos, que representavam uma empresa de táxi cujos motoristas vestiam-se com uniformes militares). Desde aquela partida, que terminou empatada em 3 a 3, o clube despertou a curiosidade dos amantes do futebol, que logo formariam uma fiel e apaixonada torcida.

Em 1948, quando o futebol se tornou profissional na Colômbia, o Santa Fe venceu o campeonato nacional, tornando-se o primeiro campeão da história do futebol profissional do país. De lá para cá, foram vários outros títulos no Campeonato Colombiano (o clube participou de todos desde 1948), além da conquista da primeira edição da Copa Simón Bolivar, em 1970, e da Copa Sul-Americana, em 2015, quando se tornou o primeiro time colombiano a vencer o torneio.

palco
De Kl45 - Trabalho próprio, GFDL, https://commons.wikimedia.org/w/index.php?curid=3770094

O Independiente Santa Fe manda seus jogos no Estádio Nemesio Camacho El Campín, mais conhecido como El Campín. Propriedade da prefeitura de Bogotá, o palco é o maior da capital colombiana e lota para ver o Expresso Vermelho jogar.

El Campín foi fundado em 10 de agosto de 1938, com uma partida entre as seleções do Equador e da Colômbia. A ideia de construir um grande estádio para a cidade havia surgido quatro anos antes, como forma de comemorar o aniversário de 400 anos de Bogotá e de receber os Jogos Bolivarianos de 1938.

O terreno para a construção do estádio veio de uma doação da família de Nemesio Camacho, político e empresário colombiano. Eram as terras da fazenda El Campín, assim chamada porque sua grande área verde era bastante usada para a prática do camping na cidade.

Com capacidade inicial para 10 mil espectadores, o estádio foi remodelado alguns anos depois de sua inauguração e, no primeiro campeonato de futebol profissional colombiano, em 1948, já abrigava um público de 25 mil pessoas. Foi no gramado de El Campín que o Independiente Santa Fe ganhou seu primeiro título, e também o primeiro do futebol profissional do país. Depois de outras reformas e remodelações (e de muitas outras glórias e a alegrias do Independiente Santa Fe), o estádio passou a ter capacidade para 45 mil pessoas.

)





© 2018 PLAY ENTRETENIMENTO FUTEBOL CLUBE - Todos os direitos reservados.