CLUBES
Voltar
Pumas
(Pumas, Universitários)
Fundação: 28/08/1945

A fundação do Club Universidad Nacional (mais conhecido como Pumas Unam, ou só Pumas) data de 1954. Mas a história do clube começou na década de 1930, no campus da Universidade Nacional Autónoma do México (Unam). Os campeonatos internos de futebol da Unam eram disputadíssimos e acompanhados de perto por estudantes apaixonados pelo esporte. Além dos times formados pelas equipes das faculdades ― que tinham rivalidades históricas, como a Engenharia e a Arquitetura, e a Medicina e a Veterinária ―, foi criado um time para representar a universidade em competições externas.

A primeira tentativa de o time ingressar na Liga Maior do futebol mexicano foi em 1937, mas outra equipe acabou ocupando o lugar, que seria do Pumas Unam somente em 1954. Em 28 de agosto daquele ano, data da fundação oficial do clube, o time foi reconhecido pela Federação Mexicana de Futebol.

A chegada à primeira divisão aconteceria um pouco depois. Foi na temporada de 1961-62 que o Pumas Unam conseguiu ascender para a elite do futebol mexicano, depois de uma incontestável vitória por 5 a 1 em cima do Cataluña de Torreón. Realizada no estádio da Cidade Universitária, a partida terminou com uma grande festa da torcida, que invadiu o campo para louvar os ídolos do time.

Começava ali uma história de muitas conquistas. Atualmente, o Pumas Unam é considerado um dos 4 grandes do futebol do país, junto com o América, o Chivas Guadalajara e o Cruz Azul. A aposta nas categorias de base rendeu ao clube a fama de melhor peneira do México. Surgiram no Pumas Unam grandes nomes do futebol mexicano, como Hugo Sanchez e “el pequeño” Jorge Campos.

palco
De Latoga - Trabalho própio, CC BY-SA 4.0, https://commons.wikimedia.org/w/index.php?curid=47390799

O Pumas já nasceu com casa própria: o Estádio da Cidade Universitária da Unam. Inaugurado em novembro de 1952, principalmente para a prática do futebol americano da universidade, o estádio passou a testemunhar, a partir de 1954, a história do clube que se tornaria um dos mais importantes do futebol mexicano.

Com capacidade para pouco mais de 63 mil pessoas, o palco da Unam já recebeu importantes eventos esportivos internacionais, como os Jogos Panamericanos de 1955 e 1975, os Jogos Olímpicos de 1968 e a Copa do Mundo de Futebol de 1986.

Construído com as rochas vulcânicas de seu terreno original, o estádio integra o conjunto de edifícios do campus da Cidade Universitária da Unam que a Unesco, em 2007, listou como Patrimônio Cultural da Humanidade.

A fachada estampa um lindo mural, elaborado com pedras coloridas pelo grande artista mexicano Diego Rivera, sob o título  “A universidade, a família mexicana, a paz e a juventude esportista”.





© 2018 PLAY ENTRETENIMENTO FUTEBOL CLUBE - Todos os direitos reservados.