CLUBES
Voltar
Wolfsburg
(Die Wolfe)
Fundação: 12/09/1945

Os nazistas que estavam no poder no final da década de 1930 na Alemanha fundaram uma cidade para os trabalhadores da pequena fábrica automotiva Volkswagen, inicialmente batizada de Stadt des KdF-Wagen (Cidade dos Carros KdF). Dentro do território da pequena cidade, havia um castelo chamado Wolfsburg (Schloss Wolfsburg), nome que acabou sendo adotado para a cidade em 1945, após o fim do regime nazista.

Além de rebatizada, a pequena cidade também ganhou um time, o VSK Wolfsburg. Fundado em 12 de setembro de 1945, o clube quase desapareceu rapidamente. As dificuldades do período pós-guerra levaram a equipe a perder seus principais jogadores para o outro time da cidade, o FC Wolfsburg.

Mas antes que o clube desistisse de jogar, o único jogador do time que permaneceu, Josef Meyer, decidiu recuperar e reerguer a equipe. O primeiro passo foi mudar o nome do time, que passou a se chamar VfL Wolfsburg. VfL para Verein für Leibesübungen (algo como clube da ginástica).

A teimosia de Meyer deu certo e em seguida o clube passou a ser patrocinado pela Volkswagen. Daí em diante, mesmo com o apoio da gigante automobilística, o Wolfsburg passou a maior parte de sua história na luta para chegar à primeira divisão da Bundesliga, a liga de futebol alemão. Em 1995, chegou ao vice campeonato da Copa da Alemanha, perdendo para o Borrusia Monchengladbach por 3 a 0. Na temporada 1996-97, conseguiu chegar ao topo após o vice da segundona.

Na primeira temporada na divisão principal, o clube sofreu e quase voltou para a segunda divisão, mas se preparou bem na temporada seguinte e terminou a competição na sexta posição, conseguindo acesso para a Copa da Uefa.

O trabalho árduo começava a render frutos. As primeiras experiências nos torneios europeus não foram boas, mas credenciaram a equipe a melhores resultados nos anos seguintes. E foi isso que aconteceu no Campeonato Alemão em 2008-09, quando o time alcançou o título após excelente temporada. 

Nada mau para um time que nasceu durante o nazismo, quase desapareceu pouco depois, cresceu na dificuldade e se fortaleceu trabalhando muito e sempre!

Wolkswagen Arena
Siekermann - Wikipedia

O VfL-Stadion am Elsterweg foi o estádio do Wolfsburg na época de vacas magras da equipe, quando o clube passeou por divisões inferiores e era rebaixado com frequência. Inaugurado em 1948, tinha capacidade para 21 mil pessoas e foi a casa do Wolfsburg até a abertura da Volkswagen Arena, em 2002. Hoje, o antigo estádio abriga as divisões inferiores do time.

A nova Arena foi construída quando o clube subiu à primeira divisão (e seu primeiro campo não atendia aos requisitos da Bundesliga). A construção se iniciou em 2001, e o novo palco foi inaugurado em 13 de dezembro do ano seguinte.

Com capacidade para 30 mil torcedores, a Arena fez com que a média de público nos jogos do Wolfsburg subisse significativamente. Além de acolher mais pessoas, a Arena é considerada um dos complexos esportivos mais completos do mundo. Em suas redondezas, a nova casa tem o museu do clube, um prédio para acomodações do time profissional, campos de treinamento para os times de base e femininos.  Dentro dela, todos os assentos são cobertos e um cardápio variado de petiscos faz feliz até o torcedor adversário.





© 2018 PLAY ENTRETENIMENTO FUTEBOL CLUBE - Todos os direitos reservados.