Os nazistas que estavam no poder no final da década de 1930 na Alemanha fundaram uma cidade para os trabalhadores da pequena fábrica automotiva Volkswagen, inicialmente batizada de Stadt des KdF-Wagen (Cidade dos Carros KdF). Dentro do território da pequena cidade, havia um castelo chamado Wolfsburg (Schloss Wolfsburg), nome que acabou sendo adotado para a cidade em 1945, após o fim do regime nazista.
Além de rebatizada, a pequena cidade também ganhou um time, o VSK Wolfsburg. Fundado em 12 de setembro de 1945, o clube quase desapareceu rapidamente. As dificuldades do período pós-guerra levaram a equipe a perder seus principais jogadores para o outro time da cidade, o FC Wolfsburg.
Mas antes que o clube desistisse de jogar, o único jogador do time que permaneceu, Josef Meyer, decidiu recuperar e reerguer a equipe. O primeiro passo foi mudar o nome do time, que passou a se chamar VfL Wolfsburg. VfL para Verein für Leibesübungen (algo como clube da ginástica).
A teimosia de Meyer deu certo e em seguida o clube passou a ser patrocinado pela Volkswagen. Daí em diante, mesmo com o apoio da gigante automobilística, o Wolfsburg passou a maior parte de sua história na luta para chegar à primeira divisão da Bundesliga, a liga de futebol alemão. Em 1995, chegou ao vice campeonato da Copa da Alemanha, perdendo para o Borrusia Monchengladbach por 3 a 0. Na temporada 1996-97, conseguiu chegar ao topo após o vice da segundona.
Na primeira temporada na divisão principal, o clube sofreu e quase voltou para a segunda divisão, mas se preparou bem na temporada seguinte e terminou a competição na sexta posição, conseguindo acesso para a Copa da Uefa.
O trabalho árduo começava a render frutos. As primeiras experiências nos torneios europeus não foram boas, mas credenciaram a equipe a melhores resultados nos anos seguintes. E foi isso que aconteceu no Campeonato Alemão em 2008-09, quando o time alcançou o título após excelente temporada.
Nada mau para um time que nasceu durante o nazismo, quase desapareceu pouco depois, cresceu na dificuldade e se fortaleceu trabalhando muito e sempre!
O VfL-Stadion am Elsterweg foi o estádio do Wolfsburg na época de vacas magras da equipe, quando o clube passeou por divisões inferiores e era rebaixado com frequência. Inaugurado em 1948, tinha capacidade para 21 mil pessoas e foi a casa do Wolfsburg até a abertura da Volkswagen Arena, em 2002. Hoje, o antigo estádio abriga as divisões inferiores do time.
A nova Arena foi construída quando o clube subiu à primeira divisão (e seu primeiro campo não atendia aos requisitos da Bundesliga). A construção se iniciou em 2001, e o novo palco foi inaugurado em 13 de dezembro do ano seguinte.
Com capacidade para 30 mil torcedores, a Arena fez com que a média de público nos jogos do Wolfsburg subisse significativamente. Além de acolher mais pessoas, a Arena é considerada um dos complexos esportivos mais completos do mundo. Em suas redondezas, a nova casa tem o museu do clube, um prédio para acomodações do time profissional, campos de treinamento para os times de base e femininos. Dentro dela, todos os assentos são cobertos e um cardápio variado de petiscos faz feliz até o torcedor adversário.