CLUBES
Voltar
Lyon
(Les Gones)
Fundação: 03/08/1950

A história do Lyon começa muito antes de sua fundação. O clube foi criado em 1899 como Lyon Olympique Universitaire, uma dissidência do Racing Club de Lyon, formado três anos antes. Até aí nada de mais, se o Lyon não tivesse demorado quase 50 anos para começar a funcionar oficialmente. A fundação do clube aconteceu somente no dia 3 de agosto de 1950, já como Olympique Lionnais.

A partir daquela data, as coisas caminharam rápido. O primeiro jogo aconteceu menos de um mês após a “fundação” do clube. Derrota para Paris Charenton por 3 a 0, em 26 de agosto de 1950. No ano seguinte, disputando a segunda divisão, foi campeão e carimbou sua passagem ao primeiro escalão do futebol francês. A década de 1950 foi positiva para o time, que cairia para a segundona apenas na temporada 1953-54.

Exatamente dez anos após esse rebaixamento, na temporada 1963-64, o clube faturou sua primeira Copa da França, batendo o Bordeaux por 2 a 0. E não demorou muito para alcançar o bi, ao vencer o Socheaux por 3 a 1 em 1966-67. O time seguiu seu crescimento acelerado e, alguns anos depois, ganharia mais uma Copa da França, vencendo o Nantes por 2 a 1 na temporada 1972-73.

Nos anos seguintes, apesar dos títulos baterem na trave, o time foi se estruturando para alçar vôos mais altos. Nomes influentes do futebol francês passaram a frequentar as dependências do clube, como Raymond Domenech, ex-jogador e técnico da seleção francesa, e Jean Tigana, grande meio campista que também jogou na seleção. A profissionalização do trabalho não demorou a dar frutos e o novo milênio começou azul para o Lyon.

Além do mais rico da França, o clube se tornou um dos mais populares do país e um grande celeiro de talentos para o futebol francês. Nomes como Essien, Malouda, Govou, Abidal, Diarra e Benzema foram crias da base do Lyon. Além de jovens talentos, o time trouxe do Brasil o meio de campo Juninho Pernambucano. Pronto! Estava armado o esquadrão que faturaria sete títulos franceses consecutivos. Só deu Lyon entre as temporadas 2002-2003 e 2008-2009.

Além dos campeonatos nacionais, o clube faturou ainda mais uma Copa da França, uma Copa da Liga e mais seis Troféus dos Campeões, torneio decidido em um único jogo entre o vencedor do Campeonato Francês e a Copa da França. Nos torneios europeus, o Lyon também começou a aparecer, chegando até as quartas de final em três ocasiões e nas semifinais em 2010 na Uefa Champions League. Bateu por diversas vezes o poderoso Real Madrid, fazendo grandes jogos tanto em casa como no campo visitante.

O talento dos jogadores do Lyon se soma a uma administração bem conduzida e a uma torcida apaixonada, que joga junto com o time, em uma receita infalível para mais glórias e alegrias.

Gerland
Portal http://www.info-stades.fr/.

Desde seu primeiro jogo, em 1950, a casa do Lyon é o estádio Gerland. Idealizado pelo prefeito da cidade, Édouard Herriot, que queria um local para o desenvolvimento do atletismo e das corridas de bicicleta, o palco abriu suas portas em 1926.

Após diversas reformas e adaptações (inclusive com a retirada do velódromo) para atender a competições internacionais como a Eurocopa de 1984 e a Copa do Mundo de 1998, o estádio ganhou os contornos atuais e passou a ter capacidade para pouco mais de 40 mil espectadores.

O Gerland é um diferencial positivo nos campeonatos disputados pelo Lyon, pois o clube impõe sua força dentro de casa, onde ganha a maioria de seus jogos. A fanática torcida comparece sempre em bom número e a pressão é grande para o adversário. Grupos como os Bad Gones e o Cosa Nostra Lyon são muito leais à equipe. Não importa a fase do time, os torcedores estão sempre ao seu lado.





© 2018 PLAY ENTRETENIMENTO FUTEBOL CLUBE - Todos os direitos reservados.