CLUBES
Voltar
Olimpia
(El Decano)
Fundação: 25/07/1902

Começo do século 20. A bola de futebol e as regras do esporte tinham acabado de chegar ao Paraguai, pelas mãos do holandês William Paats, que vivia em Assunção. Em pouco tempo, a novidade ganharia muitos adeptos e torcedores no país. Entusiasmados com a possibilidade de formar um clube dedicado ao futebol, um grupo de jovens se reuniu no dia 25 de julho de 1902 na casa de um deles, no centro da cidade.

Paats, o maior incentivador da turma, sugeriu o nome: o clube deveria se chamar Football Club Olimpia. O grupo acatou a ideia e assim surgiu o primeiro clube de futebol paraguaio. O primeiro jogo oficial aconteceria somente em 25 de novembro de 1903, depois da constituição do adversário Club Guaraní. A partida, considerada a primeira de futebol interclubes do Paraguai, deu início ao mais antigo clássico do país. A maior rivalidade do time, no entanto, seria com o Cerro Porteño, criado em 1913. Os dois times fazem o Superclássico do Futebol Paraguaio, um dos clássicos tradicionais da América do Sul.

Ao longo do século 20, o Olimpia acompanhou o crescimento do futebol no Paraguai. Ainda em 1906, o clube foi um dos criadores da chamada Liga Paraguaya de Foot Ball Association e, em 1935, foi fundamental no processo de profissionalização do esporte no país. Nos anos seguintes, o Olimpia seria tricampeão nacional (1936, 37 e 38).

Além de muitas conquistas nacionais, o clube coleciona importantes títulos internacionais. O Olimpia foi o primeiro clube paraguaio a vencer a Copa Libertadores da América, quando bateu o argentino Boca Juniors em 1979. A vitória foi celebrada no estádio da Bombonera, em Buenos Aires, e o clube paraguaio seria o segundo time de fora da Argentina a dar a volta olímpica pela Libertadores naquele estádio (até então, o único estrangeiro a comemorar o feito na Bombonera havia sido o Santos, em 1963).

No mesmo ano de sua primeira Libertadores, o Olimpia venceu também o Campeonato Paraguaio, a Copa Interamericana e a Copa Intercontinental. Conquistas que se somaram a muitas outras na trajetória do chamado Decano ou Rei de Copas, o time mais vitorioso do Paraguai.

palco
Site do Club Olimpia (www.clubolimpia.com.py)

O Estádio Manuel Ferreira, casa do Olimpia, abriu suas portas em 15 de maio de 1965, quando os anfitriões receberam o Santos de Pelé para um amistoso que terminou empatado em 2 a 2. O nome do palco homenageia o presidente do clube na época da construção do estádio. Mas a torcida do Olimpia chama sua casa de “El Bosque de Para Uno”, ou somente “Para Uno”. O carinhoso apelido faz referência à parada dos ônibus da linha 1, que saíam daquela região. Com capacidade para cerca de 22 mil espectadores, o estádio lota nas partidas do Olimpia, que jogou ali centenas de partidas locais e tantas outras internacionais.

Antes de ter seu próprio estádio, o Olimpia passou por vários outros campos. No começo de sua trajetória, o clube jogou em quintas espalhadas pela cidade de Assunção. A mais famosa delas foi a chamada Quinta Caballero, precursora dos estádios da capital paraguaia. Durante muitos anos, a partir de 1914, o Olimpia utilizou suas dependências, que foram incrementadas por William Paats, que doou gols e grades de madeira para o campo improvisado.





© 2018 PLAY ENTRETENIMENTO FUTEBOL CLUBE - Todos os direitos reservados.