CLUBES
Voltar
Sporting
(Leões)
Fundação: 01/07/1906

“Eu vou ter com o meu avô e ele me dará dinheiro para fazer outro clube”, anunciou José Alvalade, em meados de abril de 1906. A frase, que marca a origem do Sporting Clube de Portugal, era dirigida a um grupo de amigos que havia decidido abandonar o Campo Grande Football Club, fundado dois anos antes. Seria mesmo impossível que aqueles jovens permanecessem no Campo Grande: apaixonados por futebol, eles eram contrários aos constantes e crescentes investimentos do clube em festas, bailes e piqueniques.

Não demorou um mês e o Visconde de Alvalade, atendendo ao pedido do neto, doou dinheiro e disponibilizou terras de sua própria quinta para a criação do novo clube. O nome foi definido na primeira assembleia geral, realizada em 8 de maio, quando José tomou a palavra e proferiu outra frase que ficaria célebre na história do time: “Queremos que o Sporting seja um grande clube, tão grande como os maiores da Europa”.

O sonho do jovem de 21 anos tornou-se realidade, e o Sporting Clube de Portugal em pouco tempo passou a ocupar lugar de destaque no futebol português e europeu. Em Lisboa, a rivalidade com o Benfica nasceu praticamente junto com o Sporting ― que venceu por 2 a 1 a primeira partida contra o histórico adversário, disputada em 1º de dezembro de 1907.

Em mais de cem anos de história, o clube coleciona conquistas e talentos. É reconhecido por formar grandes jogadores. Descobriu Cristiano Ronaldo, que chegou ao Sporting com apenas 12 anos de idade. Lançou Luís Figo, aos 17 anos. Uma história estampada em manchetes gloriosas no jornal do Sporting, que é o mais antigo jornal de clubes da Europa, editado desde março de 1922.

palco
Por Koshelyev - Obra do próprio, CC BY-SA 3.0, https://commons.wikimedia.org/w/index.php?curid=5803064

O avô de José Alvalade cedeu o primeiro campo onde o Sporting jogou. Ficava em Lisoba, na alameda do Lumiar, e foi fundado em 8 de maio de 1906. Generoso e animado com a ideia do neto, o Visconde de Alvalade também doou um edifício na mesma redondeza, onde funcionaria a primeira sede do recém-criado clube.

Na década de 1950, o crescimento do time e as muitas vitórias alcançadas levaram à construção de uma nova casa, maior e mais moderna. Em 10 de junho de 1956, uma grande festa acompanhada por cerca de 60 mil torcedores marcou a inauguração do Estádio José Alvalade. A partida inaugural, que aconteceu logo depois da cerimônia, foi contra o Vasco da Gama, que atravessou o Atlântico para prestigiar o evento (e acabou ganhando dos anfitriões por 3 a 2).

No final do século 20, as novas exigências do futebol estimularam o clube a construir um novo estádio. O antigo palco foi demolido e o novo ergueu-se do seu lado, com o mesmo nome do antecessor. A inauguração aconteceu no dia 6 de agosto de 2003, em um jogo contra o Manchester United, que os donos da casa venceram por 3 a 1. Com capacidade para 50 mil pessoas, o Estádio José Alvalade foi o primeiro de Portugal a receber 5 estrelas da UEFA.





© 2018 PLAY ENTRETENIMENTO FUTEBOL CLUBE - Todos os direitos reservados.