CLUBES
Voltar
Real Madrid
(Os Merengues)
Fundação: 06/03/1902

O esporte, que acabara de chegar da Inglaterra e angariava adeptos rapidamente, logo conquistou os irmãos Juan e Carlos Padrós. Foi da crescente paixão pelo futebol, das reuniões nas quais debatiam o jogo e da amizade com Julián Palacios ― que se tornaria o primeiro presidente do clube ―, que os irmãos acabaram fundando o Madrid Football Club, em 6 de março de 1902. 

O clube atraiu seguidores e prestígio em pouco tempo. Tanto assim que, logo depois da sua fundação, foi o responsável pela criação de um torneio para comemorar a proclamação de Afonso XIII como rei. Logo, outros convites vieram para vários campeonatos e assim o Madrid começou a marcar seu território. Albeniz, então jogador do Barcelona, deixou os blaugranas para ir para o Madrid, criando o primeiro choque entre os dois times.  

A primeira conquista oficial da história madrilenha viria pouco mais de três anos após sua fundação. O clube bateu o Athletic Bilbao no Campeonato de Madrid, criado por Carlos Padrós ― que, além de ter sido um dos fundadores do time, foi força motriz para a criação do Campeonato Espanhol e, posteriormente, da Fifa.

A partir daquele momento, o Madrid começou a mostrar sua força e importância, não apenas para o futebol da Espanha, mas para o futebol mundial. Em 29 de junho de 1920, o Rei Afonso XIII concederia o título de real ao clube, que mudou seu nome para Real Madrid Club de Fútbol.

O que já era bom ficou melhor ainda, e o Real mostra isso nas suas conquistas, na sua estrutura, nos grandes nomes que vestiram a sua armadura branca, sempre pronta para vencer os adversários mais duros. Alfredo Di Stéfano, Redondo, Casillas, Puskás, Breitner, Zidane, Roberto Carlos, Ronaldo, Raúl (tão identificado com o clube que passou a ser chamado de Raul Madrid) e tantas outras feras que, se já não eram campeões quando chegaram, tornaram-se lendas depois que saíram.

Santiago Bernabéu
Luis García

No início da década de 1940, chegou ao Real Madrid Santiago Bernabéu. Ele substituía Peralba Antonio Santos, então presidente do clube, e daria um jeito nas dívidas, que eram muitas. Mesmo afastado da presidência, Peralba sugeriu que um novo estádio fosse construído, “algo para 40 mil pessoas”. Bernabéu abraçou a ideia e foi além: o estádio abrigaria 75 mil torcedores.

A ideia se tornou realidade e, em 14 de dezembro de 1947, foi inaugurado o Estádio Chamartín, localizado no distrito de mesmo nome. O estádio nasceu como Bernabéu queria: grande e imponente. Uma casa à altura do que o povo Blanco merecia. 

Para homenagear o principal artífice de sua construção, o campo do Real Madrid leva o nome de Estádio Santiago Bernabéu. O local tem capacidade atual de pouco mais de 80 mil espectadores, e é um dos maiores da Europa.





© 2018 PLAY ENTRETENIMENTO FUTEBOL CLUBE - Todos os direitos reservados.