CLUBES
Voltar
Maccabi
(Auriazulinos)
Fundação: 01/01/1906

Fundado em 1906, o então HaRishon LeZion-Yaffo foi o primeiro clube judeu criado dentro do território da Palestina.  Em 1909, com a cidade de Tel Aviv estabelecida, o nome do time passou a ser Maccabi Tel Aviv.

O significado de Maccabi diz muito sobre a história do clube. A expressão quer dizer “Quem é como tu entre os deuses”, e é o nome do antigo exército rebelde que se tornou, por mais de dois mil anos, símbolo da luta do povo judeu pela liberdade, pela religião e pela soberania. O espírito Maccabi é baseado em valores de excelência, lealdade e o desejo de sucesso.

Sucesso é uma das palavras que acompanha a equipe desde o início de sua história. Em 1922, o Maccabi foi o primeiro time de futebol formado por judeus a participar de competições locais. As competições oficiais só viriam a partir de 1928 e, desde então, o clube é presença constante ― sempre com grandes campanhas, que reforçam o espírito Maccabi.

Em 1929 e 1930, o clube faturou seus primeiros campeonatos nacionais, e logo passou a ser reconhecido fora de seus domínios. Foi para os Estados Unidos disputar amistosos, em 1936, quando jogou diante de grandes públicos (como na partida contra o All Stars, que venceu por 6 a 0 diante de 50 mil pessoas no Yankee Stadium). Na volta para casa, faturou mais três títulos, em 1936, 1937 e 1939.

No ano de 1939, a equipe passou quatro meses na Austrália, onde fez uma excelente campanha diante dos times locais:19 jogos, com 10 vitórias, quatro empates e cinco derrotas.

Nas décadas seguintes, o clube levaria para sua sede mais uma porção de taças, mantendo-se sempre nas divisões principais do país e participando dos grandes torneios europeus. O Maccabi foi a primeira equipe a disputar jogos internacionais em Israel. Entre as principais características do clube, que também o acompanha desde o início de sua trajetória, está a valorização e o investimento nos talentos da categoria de base. A base do Maccabi é muito forte, e o clube busca formar não apenas grandes jogadores de futebol, mas principalmente homens saudáveis, educados e com o espírito do exército que inspira o time.

Bloonfield
Por Little Savage - Trabalho Próprio, Domínio Público - https://commons.wikimedia.org/w/index.php?curid=10070756

O estádio onde o Maccabi manda seus jogos é o Bloomfield Stadium, com capacidade para abrigar quase 15 mil torcedores. O palco foi inaugurado em 13 de outubro de 1962 e, desde então, passou por algumas reformas, principalmente para conseguir se adaptar às regras impostas pela Uefa. Com sua atual classificação, o estádio pode receber apenas a fase de grupos da Uefa Champions League.

O Bloomfield foi construído onde anteriormente localizava-se o Basa Stadium ― estádio do Hapoel Tel Aviv. Além do futebol dos clubes das principais divisões de Israel, o estádio já recebeu diversos shows, como do U2, dos Scorpions e de Phill Collins. O palco do Maccabi fica em Jaffa, no extremo sul de Tel Aviv. Incorporada à Tel Aviv em 1950, Jaffa é conhecida por sua beleza e por ser o porto mais antigo do mundo, localizado na costa mediterrânea, cenário de muitas histórias bíblicas.





© 2018 PLAY ENTRETENIMENTO FUTEBOL CLUBE - Todos os direitos reservados.