CLUBES
Voltar
Deportivo Cali
(Los Azucareros, El Verde)
Fundação: 23/11/1912

Os irmãos Lalinde Caldas (Nazario, Juan Pablo e Fidel “Pilo”) tinham acabado de chegar de uma longa temporada de estudos na Inglaterra e estavam encantados com o novo esporte que haviam descoberto nas terras da Rainha. Os companheiros da cidade de Cali, então com pouco mais de 40 mil habitantes, precisavam conhecer e praticar o futebol. Depois de muita conversa sobre a novidade, marcaram uma reunião para criar um clube dedicado à atividade. Era um sábado, 23 de novembro de 1912.

O encontro foi na casa do amigo Rafael Gonzáles Rebolledo. Juntaram-se aos irmãos e ao dono da casa Alfonso Giraldo Pineda e Enrique Cucalón. Em poucas horas, o grupo estabeleceu as bases do então denominado Cali Football Club. A eles se uniram ainda alguns outros rapazes, também ansiosos por praticar o novo esporte. O espalhol Francisco Belavizo, o mais novo da turma, conhecia as regras do futebol e se ofereceu para ser o treinador do time. Estava formada a primeira equipe do futebol colombiano.

Na época amadora, o Deportivo Cali venceu oito campeonatos regionais. Na década de 1940, foi um dos clubes que fundou o futebol profissional na Colômbia, cujo primeiro torneio foi realizado em 1948. Desde então, o time nunca saiu da primeira divisão do Campeonato Colombiano.

Primeira equipe colombiana a participar de uma Copa Libertadores da América, em 1969, o Deportivo Cali foi também o primeiro time da Colômbia a chegar à final do mesmo campeonato, em 1978.  Desde 1959, o clube funciona como uma associação, reconhecida em 1962 como Associação Deportivo Cali, sendo propriedade exclusiva de seus sócios.

palco
De FooFightero - Trabalho próprio, CC BY-SA 4.0, https://commons.wikimedia.org/w/index.php?curid=40636086

As obras do Estádio Deportivo Cali, também chamado de Estádio Monumental Palmaseca e Coloso de Rozo, começaram em julho de 2002. Mas a construção demoraria a ter seguimento, porque as escavações da obra revelaram um verdadeiro tesouro arqueológico. No terreno onde o estádio se erguia, pesquisadores da Universidade Nacional da Colômbia descobriram um cemitério indígena da cultura malagana, que viveu naquela região entre o século V a.C e o século V da nossa era.

Debaixo daquela terra, foram encontrados corpos e diversos objetos, como cerâmicas produzidas pelos antigos moradores. O material recebeu a atenção que merecia e foi disposto em um museu.

As obras foram em frente e, em 21 de fevereiro de 2010, o maior palco do futebol na Colômbia seria inaugurado, com capacidade para 52 mil espectadores. Na partida de abertura, os donos da nova casa venceram o Deportes Quindío por 2 a 0. O Deportivo Cali se tornava o único time colombiano a contar com um estádio próprio.

Até a construção do novo palco, o Deportivo Cali jogou no Estádio Sanfernandino Pascual Guerrero, gramado que acompanhou a maior parte da trajetória do clube. Construído em 1937 com o nome de Estádio Departamental, o antigo palco tinha então capacidade para 6.500 pessoas. Depois de várias reformas, o estádio sofreu uma grande remodelação para receber os Jogos Panamericanos de 1971, que ampliou sua capacidade para 61 mil pessoas. Nos anos seguintes, outras remodelações diminuíram a capacidade do estádio para 42 mil espectadores.





© 2018 PLAY ENTRETENIMENTO FUTEBOL CLUBE - Todos os direitos reservados.