Associações
Voltar
Confederação da Oceania de Futebol
(OFC)
Fundação: 01/05/1966

A Confederação de Futebol da Oceania (OFC) foi criada em 1966, tendo como membros fundadores a Austrália, a Nova Zelândia e as ilhas Fiji. Sua sigla significa Oceania Football Confederation.

Assim como a maioria das outras confederações, o mais importante evento organizado pela OFC são as eliminatórias para a Copa do Mundo. Além das eliminatórias, a OFC organiza também os jogos do Pacífico, masculino e feminino, a Copa das Nações, os campeonatos sub-17 e sub-20 e o futebol de salão.

Diferentemente das outras associações, a OFC não tem direito a vaga direta nos mundiais, classificando-se apenas por meio de repescagem quando o vencedor das eliminatórias faz jogo de ida e volta com um representante vencedor de alguma outra confederação. A cada torneio, os adversários são diferentes.

Foi por esse motivo que a Austrália deixou de fazer parte do quadro de associados da OFC. Desde janeiro de 2006, o país é afiliado à Confederação Asiática de Futebol, o que aumentou consideravelmente suas chances de disputar as Copas do Mundo.

Sediada em Auckland, na Nova Zelândia, a OFC tem ao todo 14 associados: Fiji, Ilhas Cook, Ilhas Salomão, Kiribati, Niue, Nova Caledônia, Nova Zelândia, Papua-Nova Guiné, Samoa Americana, Samoa, Taiti, Tonga, Tuvalu eVanuatu.

Para saber mais sobre a OFC, acesse: http://www.oceaniafootball.com/ofc/#





© 2018 PLAY ENTRETENIMENTO FUTEBOL CLUBE - Todos os direitos reservados.