Notícias
Voltar
De Klassieker: Ajax x Feyenoord
Maior clássico da Holanda opõe duas cidades

De Klassieker é uma verdadeira instituição holandesa, uma rivalidade esportiva fiel a rivalidade histórica que há muito separa a elegante e cosmopolita Amsterdam, da operária e humilde Rotterdam.

É mais uma reedição da velha história da rivalidade entre as duas maiores cidades de um país. No caso da Holanda, entre a capital Amsterdam, cidade rica, centro de negócios e cultura, e Rotterdam, o Porto da Europa, terra de marinheiros e operários.

“O Clássico, tradução literal de De Klassieker, é uma paixão holandesa que se disputa desde o longínquo ano de 1921. O primeiro embate, em 9 de outubro em Rotterdam, acabou com um empate.

Ambos os clubes partilham uma rica história, com os dois conquistando o título de Campeão da Europa no seu currículo. O Feyenoord foi o primeiro a vencer, seguido pelo Ajax que conquistou um tricampeonato sob a batuta de Johann Cruijff, título que voltaria a vencer nos anos 90.

Johann Cruiff faz parte da lista de heróis que vestiram as duas camisas. Primeiro pelo Ajax e muito mais tarde pelo clube de Rotterdam. A esta lista de nomes ilustres juntam-se também craques como Johnny Rep e Ronald Koeman. 

Texto: Felipe Mendonça

Foto: Divulgação






CAMPEONATOS


© 2019 PLAY ENTRETENIMENTO FUTEBOL CLUBE - Todos os direitos reservados.