Notícias
Voltar
Brian Clough: o Campeão dos Pequenos
Treinador fez história no futebol inglês

Na galeria dos grandes campeões ingleses de futebol, Brian Clough merece um lugar destacado. Nenhum outro treinador britânico poderá apresentar um currículo de tal gigantismo, comandando equipes da dimensão dos clubes que Clough treinou.

Campeão nacional da Inglaterra com o Derby County, conseguiu voltar a repetir o feito com o Nottingham Forest, com quem se sagrou bicampeão europeu. Clough se notabilizou por pegar times em divisões inferiores e construí-los praticamente do nada.

O mito de Clough ficou ainda maior em sua curtíssima passagem pelo Leeds United, que durou 44 dias, com polêmicas, brigas com o elenco e um torcida que passou a odiá-lo. A história é brilhantemente retratada no filme Maldito Futebol Clube.

Clough faleceu em 20 de setembro de 2004, em Derby no Norte da Inglaterra. Ao seu funeral, compareceram milhares de fãs do Derby e do Notthingham, que lado a lado, e apesar da sua feroz rivalidade, prestaram uma última homenagem ao homem responsável pelos seus maiores sucessos.

Texto: Felipe Mendonça

Foto: Divulgação







© 2024 PLAY ENTRETENIMENTO FUTEBOL CLUBE - Todos os direitos reservados.
Nós usamos cookies e outras tecnologias semelhantes para melhorar a sua experiência em nossos serviços, personalizar publicidade e recomendar conteúdo de seu interesse. Ao navegar em nosso site, você concorda com tal monitoramento. Para mais informações, consulte a nossa política de privacidade.
Saiba mais
Estou de acordo