Notícias
Voltar
Johan Cruyff, o revolucionário da bola
Personagem mais influente da história do futebol

Poucas pessoas foram tão importantes para o futebol mundial quanto Johan Cruyff. O holandês foi craque em tudo o que se propôs a fazer pelo esporte. Foi um jogador genial e um técnico brilhante. Cruyff foi, acima de tudo, um revolucionário.

Ídolo de Ajax, Barcelona e de todos que gostam de futebol, ele foi o craque da Laranja Mecânica que encantou o mundo na Copa de 1974. Cruyff foi a cereja do bolo de um estilo de jogo implantado por Rinus Michels, seu treinador na seleção, no Ajax e no Barcelona.

Ele não se deu por satisfeito por fazer história como jogador e resolveu ser treinador. Foi no Barcelona que construiu um time histórico, tetracampeão espanhol, campeão da Champions League e que ficou conhecido como o Dream Team.

Johan é tão importante que é influência até hoje para o futebol mundial. Você vê características marcantes dos times dele em dois semifinalistas da atual Champions League, Ajax e Barcelona, os dois times da sua vida. Até no Liverpool e no Tottenham dá para perceber toques de Cruyff.

Seu principal seguidor na filosofia de jogo é Pep Guardiola. O supercampeão treinador do Manchester City foi volante do Barcelona de Cruyff, e nunca escondeu a admiração pelo mestre. Declarou uma vez que Johan é a pessoa mais influente da história do futebol.

No dia 24 de março de 2016, em Barcelona, ao lado da família, Cruyff veio a falecer em decorrência de um câncer de pulmão.

Texto: Felipe Mendonça

Foto: Divulgação







© 2024 PLAY ENTRETENIMENTO FUTEBOL CLUBE - Todos os direitos reservados.
Nós usamos cookies e outras tecnologias semelhantes para melhorar a sua experiência em nossos serviços, personalizar publicidade e recomendar conteúdo de seu interesse. Ao navegar em nosso site, você concorda com tal monitoramento. Para mais informações, consulte a nossa política de privacidade.
Saiba mais
Estou de acordo